Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo diagnosticar as características do ensino de auditoria nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior, as 11 melhores do ranking nacional, comparando-o com as exigências do mercado de auditoria. Foram observados os conteúdos programáticos, a qualificação acadêmica em peso de classificação de ensino e mercado e cargas horárias definidas. O levantamento de dados fora feito por questionários enviados às 60 firmas de auditoria, foram obtidos retornos de 11,5% em relação a população, enfatiza-se que da base amostral 29% é composto de integrantes Big Four. Dentre as 11 faculdades que possuem o curso de Ciências Contábeis, com ensino presencial e turmas formadas, 8 atenderam a solicitação de informações integralmente.Foi utilizado para tratamento das variáveis dependentes Habilidades, Competências, Atitudes e Grade Curricular a analise de similitude por meio do software Iramuteq. O estudo mostrou, ainda, o papel importante das tecnologias integradas a auditoria e no ensino da mesma, que apesar de seus conteúdos, na maioria das vezes estarem presentes em forma de tópicos nos conteúdos programáticos das disciplinas, não há citações diretas do uso. Adicionalmente foi evidenciado um conceito histórico evolutivo das mudanças da profissão e impactos academia x mercado.