Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1115
Título: PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PARA QUE CENTRAIS PABX’S POSSAM RECONHECER NÚMEROS TELEFÔNICOS QUE SOFRERAM PORTABILIDADE NUMÉRICA
Autores: PACHECO, GILBERTO GOMES
VIEIRA, TALLES BRUNO
Data: 30-Dez-2012
Citação: Antes do surgimento da portabilidade numérica, o reconhecimento de números telefônicos das diversas operadoras de telefonia por gerenciadores automáticos de ligações, como o PABX, consistia em uma tarefa relativamente simples. Como no Brasil cada operadora é identificada pelos dois primeiro dígitos numéricos, tudo que um PABX necessitava era comparar estes dígitos e saberia a qual operadora o número discado pertencia. Porém, com a portabilidade numérica, esta estratégia não é mais válida, uma vez que o cliente pode mudar de operadora mantendo seu número antigo. Tal fato constitui um empecilho com elevados custos telefônicos para empresas que adquirem planos específicos com as operadoras nos quais, as ligações efetuadas para números referentes à mesma operadora possuem tarifação menor do que ligações para números de operadoras diferentes. Neste caso o PABX não consegue reconhecer à qual operadora o número portado pertence. No projeto, pretende-se estudar e propor algumas formas de resolver este problema. Em todas as soluções propostas, a ideia básica é fazer com que o PABX possa consultar uma base de dados referente aos números portados no momento em que a ligação for realizada, e quando a discagem for efetuada procurar na base de dados a qual operadora o número pertence, escolhendo assim a mesma operadora de tal número e consequentemente reduzindo os custos telefônicos. Os resultados esperados são, além da redução dos custos telefônicos empresariais, uma maior comodidade e aumento de desempenho dos operadores de Call Center destas empresas, uma vez que o processo de discagem para clientes será automatizado pelo PABX, resolvendo o problema da ergonomia nestes locais de trabalho. Palavras-Chave: Portabilidade Numérica, Ergonomia Call Centers, PABX’s.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1115
Aparece nas colecções:ENGENHARIA ELÉTRICA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf322.22 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.