Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1331
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHERINGER, LARISSA OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2019-05-27T19:41:52Z-
dc.date.available2019-05-27T19:41:52Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Vasti Gonçalves de Paul-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1331-
dc.descriptionO presente artigo tem por objetivo identificar se as práticas pedagógicas curriculares, desenvolvidas no contexto escolar, interferem nos processos de adaptação, implicando em êxito ou fracasso, dos estudantes em transição do 5º para o 6º ano e verificar os pontos mais marcantes relacionados ao índice de fracasso escolar nesta transição. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e foi realizada em duas escolas: uma da rede privada no município de Serra/ES, e uma da rede pública do município de Vitória/ES. Buscou-se ouvir os profissionais e alunos das duas escolas e traçar um paralelo entre as duas realidades observadas. Os dados da pesquisa são resultantes dos relatos coletados por meio de entrevista e através da análise de estatísticas e informações obtidas dentro dos arquivos das escolas visitadas. Os diálogos teóricos foram estabelecidos com Saviani (2006), Santos (2007), Cainelli e Oliveira (2013). O resultado do processo de observação, análise e averiguação do tema pesquisado é que, apesar de algumas estratégias adotadas para tentar amenizar os impactos da transição especialmente entre o ano 5º ano do ciclo iniciaI e o 6º ano do ciclo final do Ensino Fundamental, as dificuldades são grandes e perceptíveis, especialmente quanto ao estranhamento na relação professor-aluno e a organização geral da etapa de ensino ingressante.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectCiclo Inicialpt_BR
dc.subjectCiclo Finalpt_BR
dc.subjectTransiçãopt_BR
dc.titlePRÁTICA, COTIDIANO ESCOLAR E CURRÍCULO: OS DESAFIOS DA TRANSIÇÃO ENTRE OS ANOS INICIAIS E OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.