Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1333
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorASSIS, EDILAINE PEREIRA DE-
dc.contributor.authorSANTANA, MARIA JULIA RIBEIRO-
dc.contributor.authorFRANÇA, SHIRLEI CRISTINA DE-
dc.date.accessioned2019-05-27T23:11:35Z-
dc.date.available2019-05-27T23:11:35Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido às Faculdades Doctum de Serra, curso de pedagogia como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Karla Veruska Azevedo SERRA/ES 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1333-
dc.descriptionEste artigo constitui o resultado de estudos, pesquisas e observações acerca da identificação de possíveis dificuldades que os docentes encontram ao utilizar os jogos como um dos recursos para trabalhar os conteúdos de Matemática com os anos iniciais do ensino fundamental. Partindo do pressuposto de que esses recursos propiciam maior interação no relacionamento interpessoal, no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, além de proporcionar uma aprendizagem prazerosa e significativa, objetivamos investigar esse tema a fim de identificar se os docentes utilizam os jogos como ferramenta de ensino e, em caso negativo, os motivos da não utilização. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, tendo como público alvo os/as docentes do ciclo de alfabetização das redes de ensino municipais e estaduais do município de Serra (ES). A metodologia usada para coleta de dados foi por meio de observações e formulário de pesquisa em que os/as docentes foram convidados a responderem e indicarem os seis motivos mais relevantes para a não utilização dos jogos. Nos baseamos nas contribuições teóricas de KISHIMOTO (2000), KAMII (1995) e MIORIM (1988). Com base nas observações concluímos que os/as professores/as priorizam a alfabetização linguística, deixando em segundo plano o ensino da Matemática. É marcante na metodologia a não utilização de jogos e a supervalorização da memorização e do abstrato no processo de construção do conhecimento.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetização Matemáticapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.titleOS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAISpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
OS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS.PDF624.08 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.