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dc.contributor.authorSACRAMENTO, SARA CRISTINE CAITANO DO-
dc.date.accessioned2019-05-27T23:36:10Z-
dc.date.available2019-05-27T23:36:10Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdades Doctum Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Karla Veruska Azevedopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1338-
dc.descriptionO artigo em tela tem como objetivo verificar, pesquisar diretores/as eleitos em sua primeira gestão em unidades de ensino de educação infantil do município de Vitória (ES) para compreender como o gestor escolar, em sua organização administrativa e pedagógica, evidencia as concepções de uma escola democrática e em quais práticas consegue identificar a escola como sendo um espaço democrático. A legislação da educação brasileira tem incorporada em seus documentos a importância desse princípio, mas sabe-se ainda que é uma meta a ser concretizada. De caráter qualitativo a pesquisa se deu em forma de entrevista com três gestores de escolas públicas de educação infantil no município de Vitória (ES), pautada em conversa deixando que os entrevistados se expressassem livremente. Realizadas visitas nas escolas em busca de obter informações de como vem acontecendo a gestão democrática escolar. Os dados da pesquisa são resultantes do que foi relatado pelos sujeitos participantes do estudo, sendo interpretados por meio de suas narrativas. Os diálogos teóricos foram estabelecidos com Paro (2004), Carriço (2017), e as legislações que tratam da matéria. Dentre os resultados da pesquisa destaca-se que, apesar de meios que garantem no presente momento o exercício da gestão democrática e compartilhada nas unidades de ensino do município de Vitória (ES), inclusive nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), ainda identificamos uma sobreposição de funções atribuída ao/à gestor/a pelo Órgão Central, pela Comunidade Escolar e concebida por ele/a mesmo/a. Além da necessidade da resistência diária pela continuidade do processo democrático nesses espaços como uma luta social e não uma benevolência do Estado.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAdministração Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.titleDESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA: OLHAR DO GESTORpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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