Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1340
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SALES, CLEIDIANA RIBEIRO | - |
dc.contributor.author | MARTINS, CONCEIÇÃO ROSA FERRAZ | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, GRASIELE SICUTE | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T16:00:27Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28T16:00:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-05 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Vasti Gonçalves de Paula | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1340 | - |
dc.description | O presente texto tem como objetivos verificar como as escolas tem percebido, se apropriado e trabalhado com a Tecnologia Assistiva-TA; identificar, no contexto das escolas, se as necessidades e demandas específicas de estudantes com deficiência física com severos comprometimentos motores e de fala tem sido atendidas e refletir sobre as contribuições do uso da TA no acesso ao ensino e aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa. Optamos por esta, pela possibilidade de nos relacionarmos diretamente com o meio natural a ser pesquisado e por poder analisarmos o possível problema processualmente. Os sujeitos participantes do estudo foram uma coordenadora, uma diretora, uma professora, uma pedagoga, o pai da aluna e uma aluna com paralisia cerebral de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Serra, Espírito Santo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação, entrevistas e questionários. Os principais teóricos utilizados no texto foram Rodrigues (2013); Filho (2009); Giroto (2012) e Mesquita (2015). Dentre os resultados, destacamos a ausência de reais tentativas dos profissionais para utilizar a TA com a aluna pesquisada, privando-a desse modo, de acessar o currículo escolar, como os demais alunos da classe. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Deficiência física | pt_BR |
dc.title | TECNOLOGIA ASSISTIVA: PERCEPÇÕES, APROPRIAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR VOLTADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TECNOLOGIA ASSISTIVA PERCEPÇÕES, APROPRIAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR.pdf | 374.62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.