Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1340
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSALES, CLEIDIANA RIBEIRO-
dc.contributor.authorMARTINS, CONCEIÇÃO ROSA FERRAZ-
dc.contributor.authorFERREIRA, GRASIELE SICUTE-
dc.date.accessioned2019-05-28T16:00:27Z-
dc.date.available2019-05-28T16:00:27Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Vasti Gonçalves de Paulapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1340-
dc.descriptionO presente texto tem como objetivos verificar como as escolas tem percebido, se apropriado e trabalhado com a Tecnologia Assistiva-TA; identificar, no contexto das escolas, se as necessidades e demandas específicas de estudantes com deficiência física com severos comprometimentos motores e de fala tem sido atendidas e refletir sobre as contribuições do uso da TA no acesso ao ensino e aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa. Optamos por esta, pela possibilidade de nos relacionarmos diretamente com o meio natural a ser pesquisado e por poder analisarmos o possível problema processualmente. Os sujeitos participantes do estudo foram uma coordenadora, uma diretora, uma professora, uma pedagoga, o pai da aluna e uma aluna com paralisia cerebral de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Serra, Espírito Santo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação, entrevistas e questionários. Os principais teóricos utilizados no texto foram Rodrigues (2013); Filho (2009); Giroto (2012) e Mesquita (2015). Dentre os resultados, destacamos a ausência de reais tentativas dos profissionais para utilizar a TA com a aluna pesquisada, privando-a desse modo, de acessar o currículo escolar, como os demais alunos da classe.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDeficiência físicapt_BR
dc.titleTECNOLOGIA ASSISTIVA: PERCEPÇÕES, APROPRIAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR VOLTADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TECNOLOGIA ASSISTIVA PERCEPÇÕES, APROPRIAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR.pdf374.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.