Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1366
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMATOS, MARIANA MARTINS ROSA-
dc.contributor.authorMATOS, RAQUEL FONSECA-
dc.date.accessioned2019-05-29T16:38:15Z-
dc.date.available2019-05-29T16:38:15Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: ProfªDrªVasti Gonçalves de Paulapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1366-
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os processos de inclusão escolar de alunos com deficiência no contexto da escola comum considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas para o ensino, aprendizagem e avaliação de alunos com deficiência nas Séries Iniciais. Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das escolas pesquisadas e refletir sobre os impactos das ações de formação continuada no que diz respeito aos desafios e possibilidades apontadas pelos professores quanto à inclusão de alunos com deficiência.A pesquisa é de natureza qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação no contexto pesquisado de alunos com e sem deficiência e seus professores, assim como a aplicação de um questionário, com intenção de entendermos como esse processo de inclusão vem acontecendo em duas escolas de Séries iniciais, uma privada e outra pública, localizadas em Serra/ES. O diálogo teórico foi realizado com Correia (2006), Menenguci (2012) e Ruiz (2015). Dentre os resultados do estudo destacamos que a inclusão ainda se encontra em um processo lento de evolução, encontrando diversas barreiras estruturais e sociais para a sua efetivação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titleINCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.pdf477.31 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.