Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1366
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MATOS, MARIANA MARTINS ROSA | - |
dc.contributor.author | MATOS, RAQUEL FONSECA | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T16:38:15Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T16:38:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: ProfªDrªVasti Gonçalves de Paula | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1366 | - |
dc.description | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os processos de inclusão escolar de alunos com deficiência no contexto da escola comum considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas para o ensino, aprendizagem e avaliação de alunos com deficiência nas Séries Iniciais. Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das escolas pesquisadas e refletir sobre os impactos das ações de formação continuada no que diz respeito aos desafios e possibilidades apontadas pelos professores quanto à inclusão de alunos com deficiência.A pesquisa é de natureza qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação no contexto pesquisado de alunos com e sem deficiência e seus professores, assim como a aplicação de um questionário, com intenção de entendermos como esse processo de inclusão vem acontecendo em duas escolas de Séries iniciais, uma privada e outra pública, localizadas em Serra/ES. O diálogo teórico foi realizado com Correia (2006), Menenguci (2012) e Ruiz (2015). Dentre os resultados do estudo destacamos que a inclusão ainda se encontra em um processo lento de evolução, encontrando diversas barreiras estruturais e sociais para a sua efetivação. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.pdf | 477.31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.