Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1376
Título: | A DANÇA COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL |
Autores: | ESMERO, EMANUEL DE LIMA |
Palavras-chave: | Dança Ensino Educação Não-Formal |
Data: | 6-Jul-2017 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci. |
Descrição: | Este artigo resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa que procurou compreender a relevância da Dança como instrumento educativo no contexto da Educação Não-Formal. Para isso, buscou uma Organização da Sociedade Civil (OSC), localizada na Serra (ES), como campo de investigação. A coleta de dados se deu por meio de questionários com perguntas abertas. Esses foram respondidos por 10 participantes entre alunos e pedagoga. Do ponto de vista teórico se sustenta em autores como Brandão (1993), Marques (2007), Pereira (2001), entre outros. Conclui que a Dança, apesar de ser garantida na Política Educacional, ainda é pouco assumida nos processos formativos mediados pelas instituições de ensino, tanto formais quanto não-formais. Os resultados acentuam a necessidade de compreensão da Dança, além de sua manifestação como movimento cultural. Destacam, ainda, as possibilidades que a Dança, como instrumento educativo, pode revelar no processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes, tanto na escola quanto fora dela. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1376 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A DANÇA COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO.pdf | 763.81 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.