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http://hdl.handle.net/123456789/1431
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | CERQUEIRA, FABIOLA SOUZA | - |
dc.contributor.author | SANTOS, GRACIELI DOS | - |
dc.contributor.author | MONTEIRO, JOSIANE CAMPOS | - |
dc.contributor.author | ABELDT, ROSICLEIA | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T16:44:12Z | - |
dc.date.available | 2019-05-31T16:44:12Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade de Pedagogia da Serra - DOCTUM, como requisito para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª Msc. Dorcas Rodrigues Silva de Recamán | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1431 | - |
dc.description | Sabemos que o aprendizado no estágio supervisionado é de grande importância para compor a formação de qualquer profissional, pois, a sua prática possibilita ao aluno aprendera partir das experiências nos diversos tipos de situação. Nesse sentido os autores, como Pimenta, Freire, Santos, dentre outros, afirmam que o estágio curricular exerce importante função na formação de professores, porque colabora com a construção da aprendizagem do aluno, constituindo-se enquanto elemento articulador no currículo do curso, aproximando a universidade com as escolas de educação básica e agindo como conexão entre teoria e prática. Assim posto, pretende-se responder ao seguinte questionamento: Qual a contribuição do estágio curricular para a formação docente? Na busca por respostas, pretende-se verificar a importância da relação teórico-prática para a formação docente; analisar a compreensão do aluno quanto à finalidade do estágio, sua aplicabilidade e contextualização, além de descrever sugestões, criticam e observações para o aprimoramento da pratica do estágio supervisionado. Neste estudo, utilizamos da pesquisa bibliográfica, documental e do questionário, como instrumentos metodológicos, que corrobora para as seguintes considerações finais: que a importância do estágio supervisionado na formação dos docentes se reflete nas experiências agregadas, nas formas de agir na prática e nas aprendizagens cotidianas, quanto ao método, recursos, incentivos, atividades, projetos e conteúdos programáticos. Tudo isso contextualizado na prática cotidiana da sala de aula, fazendo com que o professor assuma-se enquanto educador, que acredita assim como Paulo Freire (1996, p. 23) que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Prática | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | ESTÁGIO SUPERVISIONADO: POSSIBILIDADES E AVANÇOS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO.pdf | 538.94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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