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Título: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO ATENDIMENTO HOSPITALAR NO ESPÍRITO SANTO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONSTRUÇÃO
Autores: SANTOS, ARACELIA LUIZA DOS
RODRIGUES, DÉBORA LIMA
SHIGEOKA, EDILZE DIAS
BELTRANE, VALÉRIA
Palavras-chave: classe hospitalar
atendimento educacional especializado
aprendizagem
Data: 10-Dez-2014
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Professora Drª Vasti Gonçalves de Paula Correia
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo central conhecer e compreender quais são os desafios e possibilidades da pedagogia hospitalar no contexto em que ela é praticada. Para tanto, buscamos investigar em um hospital da região Metropolitana, tradicionalmente conhecido pelo atendimento educacional ofertado às crianças e adolescentes hospitalizados. O estudo é de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação e entrevistas. Participam da pesquisa mães e três pedagogas que atuam no Hospital investigado. A percepção e opinião de teóricos como Fonseca (2011), Ceccim (1997) e outros são apresentadas no texto, como forma de diálogo e aprofundamento da temática. Entendemos, a partir das observações e entrevistas, que o esforço realizado pelos profissionais junto aos alunos/pacientes hospitalizados, promove o acesso à aprendizagem, assim como permite a essas pessoas um momento diferente num ambiente carregado de dificuldades em função da doença. Na opinião dos familiares, o atendimento educacional oferecido aos filhos internados assume um diferencial extremamente importante em suas vidas. : Embora tenhamos consciência de que são grandes as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores no atendimento à classe hospitalar, de maneira geral, são atribuídos a uma gestão pouco comprometida com a área, uma vez que não oferece condições adequadas e suficientes para que os professores/pedagogos tenham uma atuação mais eficiente e mais humanizada.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1434
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