Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1436
Título: AS IMPLICAÇÕES DO BRINCAR DE FAZ DE CONTA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL
Autores: SENA, BEATRIZ CUSINI
SIQUEIRA, LETYCIA DUARTE
PRADO, SILVANE REGIS DO
Palavras-chave: Brincar de faz de conta
Linguagem
Educação Infantil
Data: 10-Dez-2013
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientador (a): Larissy Alves Cotonhoto
Descrição: O presente trabalho tem por objetivo investigar as implicações do brincar de faz conta no desenvolvimento da linguagem oral da criança. Entendemos que a brincadeira de faz de conta acontece e tem como função ajudar a criança a aprender sobre a realidade. Na escola, essa atividade precisa ser respeitada e incentivada a partir da mediação do professor e dos objetos. Utilizamos para subsidiar este estudo, a abordagem histórico-cultural, especialmente os estudos de Lev S. Vygotsky, que atribui papel relevante ao brincar da criança em seu processo de formação humana. Metodologicamente, realizamos um estudo de caso de inspiração etnográfica, para tanto, recorremos às observações dos sujeitos da pesquisa, como alunos, professora e estagiária, de uma escola privada de Educação Infantil do município de Serra/ES. Observamos que as práticas docentes em relação à brincadeira ainda têm sido inseridas como atividades para preencher as lacunas da rotina, negligenciando a potencialidade que possuem. É preciso que essas atividades sejam, significativas e atendam as necessidades da criança possibilitando avanços no seu desenvolvimento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1436
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AS IMPLICAÇÕES DO BRINCAR DE FAZ DE CONTA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL.pdf428.87 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.