Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1447
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RORIZ, JUCÉLIA MAIA | - |
dc.contributor.author | SILVA, MARILENE DE ARAUJO | - |
dc.contributor.author | LYRIO, MIDÓRE | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T17:38:38Z | - |
dc.date.available | 2019-05-31T17:38:38Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientador (a): Professor (a) Msc Larissy Alves Cotonhoto | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1447 | - |
dc.description | O objetivo desta pesquisa consistiu em expor a visão da criança de seis anos sobre seu ingresso na escola de Ensino Fundamental e como ela tem significado sua ida para o 1º ano deste ensino. Por meio de nossas experiências, observamos a dificuldade de inserção e adaptação da criança em um ambiente diferente do cotidiano da Educação Infantil. Para cumprir nossos objetivos, realizamos a coleta dos dados numa Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), localizada na cidade de Serra-ES, com crianças de uma turma de 1º ano, durante o período de setembro a novembro de 2013. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, um estudo de caso etnográfico. Os instrumentos de coleta de dados foram: as observações de alguns momentos da rotina das crianças, entrevista com a turma pesquisada; uso de dispositivos como o desenho, a fala e a escrita da criança e suas atitudes comportamentais. Embasamos o estudo em Lev Semeanovich Vigotski e Henri Wallon que estudam o desenvolvimento e a aprendizagem infantil. Analisando os dados, tivemos como foco duas categorias que envolvem olhar e percepções das crianças em relação à saída da escola de Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental e as práticas pedagógicas da professora no ensino de criança de seis anos. Concluímos que as crianças já se adaptaram a nova realidade do Ensino Fundamental I, contudo, sinalizam que desejam momentos lúdicos e prazerosos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.subject | análise da rotina | pt_BR |
dc.subject | percepções das crianças | pt_BR |
dc.title | O INGRESSO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE INFÂNCIA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O INGRESSO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS CONSIDERAÇÕES SOBRE INFÂNCIA.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.