Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1447
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRORIZ, JUCÉLIA MAIA-
dc.contributor.authorSILVA, MARILENE DE ARAUJO-
dc.contributor.authorLYRIO, MIDÓRE-
dc.date.accessioned2019-05-31T17:38:38Z-
dc.date.available2019-05-31T17:38:38Z-
dc.date.issued2013-12-10-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede de Ensino Doctum como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientador (a): Professor (a) Msc Larissy Alves Cotonhotopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1447-
dc.descriptionO objetivo desta pesquisa consistiu em expor a visão da criança de seis anos sobre seu ingresso na escola de Ensino Fundamental e como ela tem significado sua ida para o 1º ano deste ensino. Por meio de nossas experiências, observamos a dificuldade de inserção e adaptação da criança em um ambiente diferente do cotidiano da Educação Infantil. Para cumprir nossos objetivos, realizamos a coleta dos dados numa Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), localizada na cidade de Serra-ES, com crianças de uma turma de 1º ano, durante o período de setembro a novembro de 2013. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, um estudo de caso etnográfico. Os instrumentos de coleta de dados foram: as observações de alguns momentos da rotina das crianças, entrevista com a turma pesquisada; uso de dispositivos como o desenho, a fala e a escrita da criança e suas atitudes comportamentais. Embasamos o estudo em Lev Semeanovich Vigotski e Henri Wallon que estudam o desenvolvimento e a aprendizagem infantil. Analisando os dados, tivemos como foco duas categorias que envolvem olhar e percepções das crianças em relação à saída da escola de Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental e as práticas pedagógicas da professora no ensino de criança de seis anos. Concluímos que as crianças já se adaptaram a nova realidade do Ensino Fundamental I, contudo, sinalizam que desejam momentos lúdicos e prazerosos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectanálise da rotinapt_BR
dc.subjectpercepções das criançaspt_BR
dc.titleO INGRESSO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE INFÂNCIApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O INGRESSO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS CONSIDERAÇÕES SOBRE INFÂNCIA.pdf1.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.