Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1453
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSIMPLÍCIO, GILCÉIA SANTIAGO-
dc.contributor.authorSTRELHOW, ILHOMAR-
dc.contributor.authorFERNANDO, PRISCILA DA ROCHA-
dc.date.accessioned2019-05-31T18:45:41Z-
dc.date.available2019-05-31T18:45:41Z-
dc.date.issued2013-07-09-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Rede Doctum de Ensino como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientador (a): Professora Ms. Dorcas Rodrigues Silva de Recamánpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1453-
dc.descriptionNesta pesquisa descritiva exploratória sobre avaliação, objetivamos um estudo bibliográfico a partir dos teóricos: Luckesi, Vasconcelos, Esteban, Libâneo e Haydt sobre: como o gestor, professores e alunos concebem a avaliação dentro do processo de ensino e da aprendizagem, e como estes estabelecem a diferença entre “prova” e o processo de avaliação? Em uma escola do município de Serra/ES. A educação tradicional trazida pelos jesuítas para o Brasil como prática avaliativa resumia-se a provas que deixaram marcas no ensino durante séculos. Levantamos dados através de entrevistas revelando o termo “prova” ainda confundido como processo de avaliação, sendo que o mesmo é apenas instrumento avaliativo. A avaliação é um processo norteador para se alcançar os objetivos educativos. Características das ações: norteadora, diagnóstica, formativa e somativa. A escola deve traçar práticas de ensino que contemplem uma avaliação capaz de envolver o aluno de modo que seja utilizada como ferramenta no desenvolvimento do aprendizado.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMO É ENTENDIDA A PARTIR DO OLHAR DO GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pdf1.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.