Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1455
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNUNES, DAIANY SILVA-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, IVONE DE ALMEIDA-
dc.date.accessioned2019-05-31T19:36:19Z-
dc.date.available2019-05-31T19:36:19Z-
dc.date.issued2013-07-08-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade de Pedagogia Comunitária da Serra - Rede de Ensino Doctum, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª Ms. Dorcas Rodrigues Silva de Recamánpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1455-
dc.descriptionA pesquisa que será apresentada traz como estudo o tema em debate; Afrodescendência: Trabalhando a Diversidade Etnicorracial na Educação Infantil. Que teve por problematização: quais são as contribuições que o professor pode utilizar em sua prática profissional para o enfrentamento do trabalho ao preconceito etnicorracial na educação infantil? Para que possamos compreender o papel do professor diante da diversidade cultural e racial dentro da sala de aula, e análise dos reflexos desse trabalho na formação social da criança. Em meio ao estudo de pesquisa, pudemos perceber e conhecer as pluralidades dentro da escola, também analisamos as causas do preconceito etnicorracial, e refletimos sobre o papel da escola/professor na constituição de um cidadão étnico, consciente e sociável. Em nossos objetivos específicos, buscamos; Conhecer as pluralidades dentro da escola; Conhecer e analisar as causa do preconceito etnicorracial; Refletir sobre o papel da escola/professor na constituição de um cidadão étnico, consciente e sociável; Analisar o comportamento das crianças ante a diversidade racial dentro de sala; Propor ações de trabalhos ante as diversidades dentro da escola. O tipo de pesquisa que utilizamos foi à descritiva exploratória, onde dispusemos de entrevista com professores, entrevista com pai de criança negra, isso realizado no Centro Educação Municipal Infantil “João Pedro de Aguiar”. E para aprofundamento de nossos dados e pesquisas usamos como base teórica, Kabengele Munanga, Eliane Cavalleiro, Orientações e Ações para a Educação das Relações Etnicorraciais, Patricia Rufino.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEtnicorracialpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleAFRODESCENDÊNCIA: TRABALHANDO A DIVERSIDADE ETNICORRACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AFRODESCENDÊNCIA TRABALHANDO A DIVERSIDADE ETNICORRACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf1.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.