Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1460
Título: DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS AFRICANIDADES CONSIDERANDO A PRÁTICA DA CAPOEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PROJETO DA ESCOLA ABERTA
Autores: SILVEIRA, THAÍS FAÉ
Palavras-chave: Cultura Afro-brasileira
Escola Aberta
Capoeira
Data: 7-Dez-2012
Citação: Monografia apresentado ao Instituto Ensinar Brasil Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Bacharel em Pedagogia. Orientadora: Profª. Mestre Patricia Gomes Rufino Andrade.
Descrição: A presente monografia tem como intuito esclarecer o processo de construção cultural das africanidades considerando a prática da capoeira no ensino fundamental visando a valorização e inclusão da criança em especifico da criança negra. Demonstrando que através da capoeira as crianças podem aprender sobre respeito, cultura, música, religião, raça, além de relacionar com as outras crianças manter disciplina e elevar a autoestima. O método de pesquisa foi o qualitativo, com estudo de caso em que foram realizados trabalhos de campo com crianças do ensino fundamental e com o mestre de capoeira, utilizando questionários, métodos de observações, entrevistas gravadas e vídeos. O trabalho foi colocado em prática na EMEFF PROFESSORA AMÉLIA LOUREIRO BARROSO, pois funciona aos finais de semana com o Projeto Escola Aberta na Modalidade Capoeira, objeto de nosso estudo. Os resultados atingiram as expectativas, comprovando que a capoeira pode e deve ser utilizada com instrumento pedagógico eficaz, na luta pela valorização da cultura afro-brasileira.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1460
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS AFRICANIDADES.pdf8.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.