Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1559
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | TEDESCO, LUBIANA | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T19:02:36Z | - |
dc.date.available | 2019-06-13T19:02:36Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-04 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Ensinar Brasil, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Biológicas. Orientador: Prof. Dr. André Luiz Magalhães Botelho | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1559 | - |
dc.description | As parasitoses são infecções intestinais provocadas por vermes podendo afetar o equilíbrio nutricional e também causar complicações significativas à saúde, principalmente de crianças. Alguns fatores podem influenciar em sua prevalência como: aumento da população, baixa renda de parte da população e deficiências nas condições de higiene básica, que demonstra uma grande necessidade de fornecer a população informações. Devido a complexidade do tema é bem complexo perante aos alunos de ensino fundamental, uma pesquisa foi elaborada e aplicada para identificar o nível de conhecimento sobre o assunto, detectando a necessidade de uma intervenção educativa e aplicação de uma atividade lúdica denominada “Sequência Didática dos Parasitos” que tem como ideia principal a rotina de uma criança por um dia; rotina esta representada na sequência do tabuleiro por uma casa, uma escola e uma praça onde as crianças podem brincar. No contexto da atividade lúdica são propostas diversas situações que a criança pode encontrar no seu dia-a-dia, diante das quais será preciso tomar decisões básicas de higiene; que são os elementos fundamentais para que o participante possa dar seguimento à partida. Tornando assim o tema contextualizando, facilitando a compreensão dos alunos. Após a atividade lúdica foi reaplicado o questionário abordando o conteúdo acrescido de questões para avaliar a aceitação da atividade e analisar se os professores utilizam dinâmicas como a utilizada, em sala de aula. Com base nos resultados obtidos identificou-se que os alunos das quatro escolas observadas, alcançaram no pré-teste um nível semelhante e no pós-teste esta média foi maior comparada ao pré-teste. A Sequência Didática dos Parasitos foi bem aceita pela equipe pedagógica da escola e também pelos alunos. Na análise da metodologia usada pelos professores em sala de aula foi diagnosticado que eles não utilizam materiais de ludicidade e nem práticos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Parasitoses | pt_BR |
dc.subject | Atividade lúdica | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE PARASITOS ATRAVÉS DE ATIVIDADE EDUCATIVA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE PARASITOS ATRAVÉS DE ATIVIDADE EDUCATIVA.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.