Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1577
Título: A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autores: SOUZA, NILZA DE
Palavras-chave: aprendizagem
recursos didáticos pedagógicos
motivação
Data: 10-Dez-2013
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Superior de Educação da Serra do Instituto Ensinar Brasil da Faculdade Integradas Doctum como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Biológica. Orientadora: Profª. Drª. Ana Paula Valentim Pereira
Descrição: O processo de ensino vem valorizando mais a aprendizagem significativa, concreta, obtida através da diversidade de recursos didático pedagógico, a partir da realidade social e em forma de problemas que motivem o educando a aprender. A relevância de recursos didáticos no ensino das ciências é praticamente inquestionável na atual sociedade moderna. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso de diversificados recursos didático pedagógico nas aulas de Ciências, pelo professor nas últimas quatro décadas, reconhecendo os métodos de ensino que estimulam e motivam a aprendizagem dos alunos como alternativas de melhorar o ensino. A utilização de diversificados recursos didáticos é muito relevante para despertar o interesse dos alunos pelas aulas de Ciências, onde o aluno tem a motivação de aprender o conteúdo, interagir com os colegas e o professor, de modo a melhorar a aprendizagem. A metodologia aplicada foi a da entrevista com 14 professores de Ciências de 8 escolas do Ensino Fundamental II nos município de Serra, Fundão e Vitória, onde foi aplicado um questionário com perguntas fechadas com respostas múltiplas. As perguntas se referiam aos métodos de ensino mais utilizados pelos professores ao ministrar aulas de Ciências, as tendências pedagógicas que os professores mais se identificam e, para eles, são os mais eficazes ao aprendizado dos alunos e os resultados alcançados com a utilização de diversificados recursos didáticos pedagógicos foram os com mais rendimento estudo dirigido, trabalho em grupo e aula prática. A utilização de métodos didáticos é relevante para o aprendizado dos alunos, pois as aulas são mais prazerosas e estimulam os alunos a estudar, cria um clima de entusiasmo na escola e um bom relacionamento entre os educando e o seu professor.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1577
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II.pdf556.08 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.