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dc.contributor.authorCANABRAVA, GESICA DE SOUZA-
dc.contributor.authorBLAUDT, MERISLEY RODRIGUES-
dc.date.accessioned2019-06-14T17:52:35Z-
dc.date.available2019-06-14T17:52:35Z-
dc.date.issued2013-12-10-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito avaliativo ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Superior de Educação de Serra. Orientadora: Profª. Drª. Ana Paula Valentim Pereira.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1578-
dc.descriptionAs plantas medicinais são vegetais empregados com fins terapêuticos, pois ao menos uma de suas partes, possui propriedades com capacidade curativas. O consumo de plantas medicinais, como método terapêutico de povos mais antigos foi e ainda é, fonte de conhecimento para a fabricação de novos remédios, esse conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais, por muito tempo foi visto como distante de uma realidade científica, porém, atualmente possui grande influencia dentro de um desenvolvimento científico, para a fabricação de novos fármacos. O conhecimento popular sobre plantas medicinais, ainda é a única forma de tratamento contra enfermidades da espécie humana. O tratamento de doenças através das plantas é uma prática muito antiga, sendo passado o conhecimento entre as gerações. Hoje no Brasil as plantas medicinais são cultivadas nos quintais de algumas casas, mas principalmente são encontradas para comercialização em feiras livres existentes nas cidades brasileiras. O conhecimento popular sobre o consumo e importância das plantas medicinais, faz com que se mantenha viva essa pratica entre as populações de varias regiões através do senso comum, promovendo uma cultura medicinal que auxilia de maneira indireta os pesquisadores. A finalidade de execução deste trabalho é promover o interesse dos alunos a respeito do conhecimento científico e preservação de espécies de plantas medicinais que nos são tão uteis para fonte natural e de baixo custo, e assim ampliar os conhecimentos das crianças, quanto ao uso de medicamentos naturais já utilizados por suas gerações passadas. A metodologia do trabalho, foi dividida em quatro etapas, a primeira foi aplicação de questionário quantitativo, aplicação de palestra, pesquisa qualitativa com familiares dos alunos, e atividade experimental. O presente trabalho os alunos tiveram a oportunidade de entenderem a importância das plantas medicinais para a humanidade. Os níveis de conhecimento dos alunos são bastante satisfatórios, passaram a entender que antes de se utilizar um produto natural é preciso, acima de tudo, conhecer o seu verdadeiro efeito no organismo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPlantaspt_BR
dc.subjectmedicinaispt_BR
dc.subjectterapêuticospt_BR
dc.subjectremédiospt_BR
dc.subjectpopularpt_BR
dc.subjectcientíficopt_BR
dc.subjectsaúdept_BR
dc.subjectmedicamentospt_BR
dc.subjecttratamentopt_BR
dc.subjectculturapt_BR
dc.subjectpreservaçãopt_BR
dc.titlePLANTAS MEDICINAIS APLICADAS A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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