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Título: AVALIAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRÁTICAS DE BIOSSEGURANÇA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autores: CIRINO, MEYRIELE MENDES
ABREU, NATHIERY VEIGA
Palavras-chave: EPI’s
Lixo hospitalar
doenças
Data: 10-Dez-2014
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Superior de Educação da Serra, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado em Ciências Biológicas. Professor orientador Msc. Rafaela Duda Paes.
Descrição: Este trabalho teve como objetivo levar aos alunos de ensino médio regular conhecimento a respeito do lixo hospitalar, seu manuseio e suas consequências para a população e para o meio ambiente e sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como luvas, máscaras, óculos e outros, utilizados na área da saúde e mostrar a importância do profissional de saúde utilizar esses EPI’s para proteção não só do mesmo como do paciente que está sendo atendido por ele. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Francisca Peixoto Miguel (turno matutino) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Hilda Miranda Nascimento (turno noturno), localizadas em Serra – ES. O conhecimento dos alunos sobre o assunto foi avaliado usando-se questionário pré-teste com perguntas objetivas. Posteriormente realizou-se palestra teórico-prática para demonstração dos EPI’s, além de falar sobre destinação do lixo hospitalar e doenças passíveis de transmissão por estes resíduos. Após a palestra, as respostas do pós-teste refletiram o aprendizado dos alunos de ambas as escolas. Comparando-se os turnos letivos, os resultados evidenciaram que a maior receptividade dos alunos do período matutino em aprender foi revertida em melhor resultado geral nos questionários pré e pós-teste, exceto para o conhecimento sobre EPI’s no pré-teste, em que os alunos do período noturno mostraram maior conhecimento em virtude de seus locais de trabalho. Tendo em vista que o tema é pouco abordado no material didático, e, consequentemente pelo professor, nota-se que a prática adotada para ensino foi satisfatória, uma vez que os alunos mostraram melhora significativa no conhecimento sobre uso correto de EPI’s, práticas básicas de biossegurança para evitar contágio de doenças por material perfurocortante e acondicionamento e descarte correto de lixo contaminante para impedir contaminação da população e meio biótico. Em suma, acredita-se que assuntos secundários devem ser tratados na escola com abordagem distinta da exposição meramente teórica, buscando o aprendizado que possa resultar em ações práticas a serem aplicadas no cotidiano dos discentes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1580
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

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