Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1581
Título: | INTERDISCIPLINARIDADE: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Autores: | SANTOS, ARIANA ZATTA DOS BARCELLOS, ARIANY DE CASTRO |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Ensino Médio Disciplinas |
Data: | 10-Dez-2014 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Superior de Educação da Serra do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciatura plena em Ciências Biológicas. Orientadora: Drª. Ana Paula Valentin Pereira. |
Descrição: | O presente trabalho mostra a concepção e entendimento, sobre a interdisciplinaridade, dos alunos do 3º ano do ensino médio, que tem hoje suas disciplinas divididas em áreas com dois eixos, as Ciências Humanas e suas tecnologias que englobam Biologia, Física, Química, História e Geografia e eixo de Linguagens, códigos e suas tecnologias com a Matemática e português. Os dados coletados para análise foram obtidos por meio de questionário com perguntas fechadas, realizadas com estudantes de escolas publicas e particulares do Balneário de Jacaraípe, nos bairros de Castelândia, Costa Dourada, Bairro das Laranjeiras e São Patrício, município de Serra, estado do Espírito Santo, Brasil. A análise quantitativa e qualitativa dos dados permitiu identificar as múltiplas concepções que os estudantes têm sobre a interdisciplinaridade e como seu entendimento sobre ela age no seu cotidiano escolar em diversas disciplinas. O que permitiu concluir que apesar de que os alunos consigam entender que as disciplinas possam trabalhar em conjunto em alguns assuntos, eles não compreendem o que significa o termo interdisciplinaridade. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1581 |
Aparece nas colecções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INTERDISCIPLINARIDADE CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO.pdf | 848.7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.