Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1629
Título: UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES): PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: SOUSA, JAMILE NEVES
FERREIRA, MEIRIELY CUSTÓDIO
Palavras-chave: Ciências
Biologia
Jogo didático
Educação
Aprendizagem
Data: 10-Jul-2018
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na faculdade Doctum-Instituto Superior de Educação da Serra, como requisito básico à conclusão do curso de Ciências Biológicas, sob a orientação da Prof.ª Msc. Sandileuza Pereira da Silva.
Descrição: Os professores de Ciências Naturais, se deparam diariamente com a dificuldade na aprendizagem e com a desmotivação dos alunos na sala de aula. Para que ocorra uma aprendizagem significativa, deve ser oferecida aos alunos uma ampla diversidade de tarefas, incluindo aquelas que possuem aspecto lúdico. O emprego de jogos no ensino de Ciências, representa uma ferramenta para que o aluno concretize o conteúdo e possa estabelecer relação entre a teoria e a prática, além de melhorar consideravelmente a aprendizagem dos conteúdos. O objetivo dessa pesquisa é elaborar, aplicar e avaliar a eficiência de um jogo didático que auxilie no processo de ensino e aprendizagem em Ciências, abordando conteúdos de histologia. A metodologia desse estudo se deu em três etapas: a primeira foi a aplicação de um questionário sobre “os tecidos do corpo humano” para os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II; a segunda constituiu na aplicação do jogo e posteriormente, na reaplicação do questionário; na terceira etapa foi aplicado outro modelo de questionário a fim de avaliar a opinião dos alunos em relação à metodologia utilizada. Verificou-se que a elaboração do jogo didático utilizado como recurso educacional, contribuiu para o melhor entendimento do conteúdo. Sendo assim, a utilização de jogos como prática de ensino se caracteriza como uma alternativa viável e interessante para aprimorar as relações entre aluno/professor. A função educativa do jogo foi facilmente identificada durante sua aplicação. Observou-se que esse recurso didático favorece a aquisição do conhecimento em clima de prazer e alegria.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1629
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.