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http://hdl.handle.net/123456789/1858
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | MELO, DAYANE MARTINS DIAS | - |
dc.contributor.author | BASTOS, DÉBORA DO VALE | - |
dc.contributor.author | SOUZA, HEVERLAYNE LIMA | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T21:47:17Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T21:47:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.citation | Artigo de Conclusão de Curso submetido à Faculdades Doctum de Serra curso de Pedagogia como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Msc Dorcas Rodrigues Silva Recamán. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1858 | - |
dc.description | O tema deste artigo, parte da importância do gestor no ambiente escolar, bem como, busca entender suas atribuições e as dificuldades encontradas durante o exercício de suas atividades na gestão democrática e participativa na escola. Partimos da história da gestão escolar, da gestão democrática perante a legislação, da transição da administração para a gestão e as contribuições de um diretor como gestor escolar na presença de uma gestão democrática e participativa. A gestão escolar engloba as competências necessárias para o desenvolvimento das atividades nas unidades escolares quanto a elaboração e execução da proposta pedagógica, a administração de pessoal e os recursos materiais e financeiros. O modelo de gestão democrática e participativa valoriza a participação da comunidade no processo de tomada de decisão, construindo os objetivos de forma coletiva. Na gestão democrática o gestor continua sendo o principal responsável pela instituição, no entanto, ele divide suas responsabilidades com a comunidade escolar, professores, coordenadores e supervisores. A pesquisa de campo realizada a partir de uma concepção qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, teve como objetivos compreender a importância da gestão democrática e participativa no ambiente escolar e seus respectivos desafios, bem como, discutir sobre a real importância da prática da gestão no ambiente escolar e ainda descrever a participação e função dos gestores no contexto escolar. A falta de conhecimento de alguns funcionários sobre de fato como ocorre a gestão democrática afetam o processo da gestão. Afeta também a atitude do gestor que acredita e delega as responsabilidades a sua equipe implicando diretamente no sucesso a ser alcançando. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Gestor | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Escolar | pt_BR |
dc.title | GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO AMBIENTE ESCOLAR | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GESTÃO DEMOCRÁTICA UM OLHAR CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO AMBIENTE ESCOLAR.pdf | 618.57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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