Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2059
Título: IMPLEMENTAÇÃO DE REDE MESH PARA COMUNICAÇÃO WIRELESS ENTRE MÁQUINAS DE PÁTIO DE ESTOCAGEM DE MINÉRIO DE FERRO:
Outros títulos: IMPLEMENTAÇÃO DE REDE MESH PARA COMUNICAÇÃO WIRELESS ENTRE MÁQUINAS DE PÁTIO DE ESTOCAGEM DE MINÉRIO DE FERRO: estudo de caso em uma mineradora no interior de Minas Gerais
Autores: FERNANDO ROBERTO DE LIMA
Palavras-chave: Rede Wireless. Máquinas de Pátio. Rede Mesh.
Data: 10-Jul-2019
Citação: Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Doctum de João Monlevade, como requisito para aprovação na disciplina TCC II. Professor orientador: Professor Msc José Olímpio dos Santos Filho.
Resumo: Após ser beneficiado na usina, o minério de ferro é empilhado no pátio, depois é transportado para os silos de carregamento onde são depositados nos vagões. Cada máquina de pátio (duas empilhadeiras e duas empilhadeiras retomadoras) se comunica em rede wireless utilizando rádio ethernet. Cada máquina possuindo um rádio com denominação de escravo e um rádio AP (Acess Point) localizado em um ponto central. Devido a fatores como distância das máquinas ao AP, movimentação das máquinas (giro) e interferência de uma máquina no campo da visada de outra, ocorrem falhas de comunicação periódicas na comunicação wireless. Para esse tipo de problema existe a solução wireless Mesh. Esse protocolo surgiu na década de 90 onde a Darpa (Defense Advanced Projects Agency), Agência de pesquisas das forças armadas Norte Americanas, iniciou os estudos de uma nova tecnologia para facilitar a comunicação na batalha, onde não haveria necessidade de um ponto central de comunicação. Todos os elementos no campo de batalha trocariam informações diretamente sem necessidade de fios. Então o conceito das redes Mesh (malha, em inglês), foi aplicado na prática durante a guerra do Iraque. A comunicação é redundante entre os nós e em caso de queda de um ponto, a comunicação é assumida pelos outros nós podendo passar por vários deles até chegar ao destino final. Estuda-se para a utilização de dispositivos que trabalham em quatro bandas diferentes: 900 MHz, 2.4 GHz, 4.9 GHz e 5 GHz. Eles têm como característica serem completamente móveis, possuir quatro antenas e adaptar-se a criação ou perda de links quando algum dispositivo for desligado bloqueado ou obstruído.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2059
Aparece nas colecções:ENGENHARIAS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC REDE MESH VERSAO FINAL 20-07-2019.pdf2.13 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.