Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2217
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGEISA ZOCOLOTO THEODORO, MARIA ELIZA COSTA MELLO-
dc.date.accessioned2020-01-28T20:27:07Z-
dc.date.available2020-01-28T20:27:07Z-
dc.date.issued2012-12-10-
dc.identifier.citationMonografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia orientada pela Professora MSc. Fernanda Matos de Moura Almeida.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2217-
dc.description.abstractA presente pesquisa se propôs em identificar como é trabalhada a inteligência emocional no processo de ensino aprendizagem na visão dos docentes e discentes do 5° ano do Ensino Fundamental da EMEF Deolinda Amorim de Oliveira da cidade de Iúna-ES. Foram apresentados os conceitos do funcionamento da mente humana, das inteligências múltiplas, da educação emocional, da inteligência emocional na aprendizagem dos discentes e no trabalho docente, além do perfil e do conhecimento dos professores e alunos do 5° ano do ensino fundamental a respeito da inteligência emocional. Os métodos utilizados para realização da pesquisa foram pesquisa descritiva, bibliográfica, de levantamento de dados e observação. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o formulário para os alunos, o questionário para os professores. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a escola pesquisada não prioriza a inteligência emocional, mas trabalha com alguns aspectos da mesma. Demonstra ainda, que a inteligência emocional contribui para a aprendizagem significativa dos alunos, porém os professores consideram parcialmente, e a pesquisa mostrou que os professores possuem um conhecimento médio a respeito da inteligência emocional. Conclui-se que a escola pesquisada precisa trabalhar mais a inteligência emocional e os professores precisam buscar mais conhecimentos sobre a mesma.pt_BR
dc.subjectInteligência emocional; Inteligências Múltiplas; Ensino Aprendizagem; Discentes; Docentes.pt_BR
dc.titleA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: um estudo com docentes e discentes do 5° ano do ensino fundamental da EMEF Deolinda Amorim de Oliveira – Iúna/ES.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA IUNA



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.