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Título: ATERRAMENTO EM UMA LINHA DE TRANSMISSÃO DE 69 kV – UM ESTUDO DE CASO
Autores: MÁRCIO FLÁVIO BARBOZA, WALLACE WENER DA SILVA
Palavras-chave: Aterramento em uma linha de transmissão. Resistência de aterramento. Normas regulamentadoras.
Data: 10-Dez-2019
Citação: Trabalho de conclusão do curso apresentado à coordenação do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Doctum de João Monlevade, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Elétrica. Professor Orientador: D.Sc. Thais de Fátima Araújo Silva.
Resumo: O sistema de aterramento em uma linha de transmissão é projetado com intuito de minimizar os desligamentos na linha, evitando danos a equipamentos, evitando também acidentes elétricos envolvendo pessoas e animais. Um sistema de aterramento bem projetado, é capaz de fornecer um caminho preferencial às correntes indesejáveis, direcionando-as diretamente para o solo em caso de uma falta, ou em caso de descargas atmosféricas que podem atingir diretamente ou indiretamente as linhas de transmissão. Geralmente em linhas de transmissão, são utilizados métodos de aterramento que buscam aliar o custo-benefício juntamente com a segurança, a confiabilidade, e principalmente com as especificações das normas vigentes para tal procedimento. Para isso existem métodos definidos por normas para se projetar um sistema de aterramento, que consideram desde equações mais simplificadas até modelos matemáticos mais complexos. Devido esses benefícios apresentados do sistema de aterramento, o presente trabalho apresenta um estudo de caso para uma linha de transmissão de 69kV, de aproximadamente 17 km de extensão, pertencente a uma mineradora situada no Médio Piracicaba. Essa linha de transmissão é a única fonte de alimentação da mineradora, e recentemente tem mostrado um desempenho não muito confiável, comprovado por vários registros de desligamentos. Por se tratar de uma linha de transmissão muito antiga, que com o passar do tempo existem partes físicas degradadas naturalmente, houve a necessidade de melhorias e de adequação às normas vigentes. Neste trabalho foram destacados alguns métodos na literatura, tanto para se calcular o sistema de aterramento, quanto para medir a resistência de aterramento, e a resistividade do solo, que é de suma importância para se obter um aterramento mais seguro e confiável. Também foram realizados os cálculos para se obter uma melhor configuração para sistema de aterramento, de forma que o sistema de aterramento torna-se eficiente e dentro dos procedimentos exigidos pelas normas vigentes NBR-5422 e NBR-15749. Através desses estudos, foram identificados que vários pontos da linha necessitam de melhorias nas configurações do aterramento para chegar a um valor de resistência que atenda as exigências da norma NBR 5422.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2263
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