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Título: ANÁLISE DO CONFORTO ERGONÔMICO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE ILUMINÂNCIA DO AMBIENTE: Um estudo de campo aplicado a uma IES
Autores: Deleon Martiniano dos Santos, Marco Túlio Domingues Costa
Palavras-chave: Iluminância. Ergonomia. Conforto Ergonômico. IES
Data: 10-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo de estudo comparar e avaliar os níveis de eficiência da iluminação no ambiente acadêmico, qualidade da iluminação artificial das salas de aulas de uma rede de ensino superior, para, se necessário, propor melhorias as condições do ambiente de ensino, visando conforto, segurança e produtividade. O método quantitativo, com o modo de pesquisa descritiva, utilizado o método de pesquisa de campo na instituição de ensino em João Monlevade, foi realizado medições para verificação de níveis de iluminância das salas de aulas e outros recintos, conforme padrão NBR 5382 (1985) e NBR 5413 (1992). Para coleta de dados foi utilizado a medição de iluminação através do luxímetro, onde os dados foram analisados e comparados para posterior verificação se os níveis de iluminação são os especificados pelas normas. Os resultados obtidos apresentaram aos responsáveis da instituição de ensino superior qual atual cenário em que os alunos têm realizados práticas de aprendizagem, considerando eficiência e conforto ergonômico, além da proposição de medidas para otimizar o ambiente de ensino.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2311
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