Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2456
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMORGADO, GLEIDI-
dc.contributor.authorGAMA, MAYCON-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, PATRICIA-
dc.date.accessioned2020-02-07T19:31:59Z-
dc.date.available2020-02-07T19:31:59Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Vasti Gonçalves de Paulapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/2456-
dc.descriptionA proposta do trabalho foi o estudo da presença da ludicidade no ensino da matemática no contexto escolar dos anos iniciais. A pesquisa comentou sobre como jogos e brincadeiras se manifestam como estratégia nas metodologias educacionais nas classes da Educação Infantil. A brincadeira é uma ação inerente à vida infantil, sendo assim, pode ser um recurso eficiente para ser aplicado no processo educacional de criança. Através de um estudo pautado nos fundamentos contidos em diversas bibliografias, buscou-se identificar como a aplicação de atividades lúdicas aliado a atividades pedagógicas podem transformar o aprender matemática numa ação prazerosa, significativa, e com resultados cada vez mais satisfatórios. Os estudos foram embasados em estudos que abordam o ensino nos primeiros anos da infância e todas as suas características, e também em pesquisadores que abordaram em seus estudos especificamente a aplicação do lúdico no ensino da matemática. Através desses direcionamentos de pesquisa, ocorreu o diálogo entre os autores para alcançar os objetivos do estudo que foram caracterizar e demonstrar a importância da ludicidade no ensino da matemática nos anos iniciais.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this work was to study the presence of playfulness in the teaching of mathematics in the school context of the early years. The research commented on how games and games manifest themselves as a strategy in educational methodologies in the classes of the first stage of elementary school. Play is an inherent action in child life, so it can be an efficient resource to be applied in the child's educational process. Through a study based on the foundations contained in several bibliographies, we sought to identify how the application of playful activities combined with pedagogical activities can transform learning mathematics into a pleasurable, meaningful action, with increasingly satisfactory results. The studies were based on authors who approach teaching in the early years and all its characteristics, and also on researchers who specifically addressed in their studies the application of playfulness in the teaching of mathematics. Through these research directions, there was a dialogue between the authors to achieve the objectives of the study that were to characterize and demonstrate the importance of playfulness in the teaching of mathematics in the early years.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titlePRÁTICAS DE LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PRÁTICAS DE LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA.pdf326.6 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.