Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2525
Título: AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA: mecanismo para efetivação de direitos humanos e fundamentais e redução da população carcerária
Autores: ELISETE VIEIRA DE ASSIS
Palavras-chave: Audiência de custódia. Direitos Humanos e Fundamentais. Dignidade da Pessoa Humana. Processo Penal.
Data: 10-Dez-2017
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Doctum de João Monlevade, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito. Área de Concentração: Direito Processual Penal. Profª Orientadora: MSc Renata Martins de Souza.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa demonstrar, por meio de pesquisa essencialmente bibliográfica, que a audiência de custódia se trata de um mecanismo eficiente e de humanização na efetivação de direitos humanos e fundamentais e importante instrumento para redução da população carcerária. É um instituto que garante a pessoa presa o acesso imediato ao juiz a fim de que seja verificada a legalidade da prisão. Além de estar em consonância com os valores predominantes em nossa Constituição da República, a audiência de custódia está prevista em pactos e tratados internacionais ratificados pelo Brasil. Nesse sentido, foram abordados o conceito, procedimento e finalidades, com demonstração de resultados práticos segundo dados estatísticos realizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pesquisa se justifica por ser um tema relevante e atual que envolve debates constantes de cunho constitucional e processual penal. Desse modo, objetiva também contribuir para um melhor entendimento do tema e da necessidade de sua implementação como direito para garantir a dignidade da pessoa humana, princípio norteador do ordenamento jurídico brasileiro.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2525
Aparece nas colecções:DIREITO JM

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA.pdf581.44 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.