Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2542
Título: DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E DE EFLUENTES LÍQUIDOS EM OFICINAS MECÂNICAS LOCALIZADAS ÀS MARGENS DO RIO PARAIBUNA – JUIZ DE FORA (MG)
Autores: Lorang, Juliana Camyla Pereira
Nascimento, Raíla Brígida do
Ribeiro, Christian Ricardo
Palavras-chave: Oficinas Mecânicas, Resíduos Sólidos, Impacto Ambiental, Gestão Ambiental
Resíduos Sólidos
Data: Dez-2019
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária das Faculdades Unificadas de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Área de Concentração: Gestão Ambiental Orientador: Prof. Dr Christian Ricardo Ribeiro.
Resumo: As oficinas mecânicas são empreendimentos destinados à execução de serviços de manutenção, revisão e reparação de veículos automotores geram grande quantidade de resíduos sólidos e líquidos. O impacto principal das oficinas mecânicas é o descarte dos resíduos. A Norma Brasileira Regulamentadora, NBR 10004/2004 classifica os resíduos em perigosos (Classe I) e não perigosos (Classe II) e as oficinas geram diversos resíduos de ambas as classes. Os resíduos sólidos como estopas e flanelas, por estarem em contato direto com os principais contaminantes derivados do petróleo, se tornam resíduos classificados como perigosos. Se pensarmos apenas em uma oficina mecânica, o impacto não seria expressivo; mas, ao pensar no conjunto delas, o impacto torna-se preocupante. O Rio Paraibuna é o principal curso d’água do Município de Juiz de Fora, cortando-o em toda a extensão de sua área urbana e às margens dele observa-se uma quantidade expressiva de oficinas. O presente estudo tem como objetivo realizar um diagnóstico da gestão de resíduos sólidos e de efluentes líquidos nas oficinas mecânicas localizadas às margens do Rio Paraibuna. Como projeto de estudo foi feito o mapeamento das oficinas e aplicação em 14 empreendimentos a fim de avaliar a gestão de resíduos sólidos e efluentes. A destinação final dos resíduos sólidos gerados por essas oficinas, se inadequada, pode causar grande impacto ambiental, prejudicando a população, a fauna e flora da região. Uma gestão ambiental eficiente aliada à fiscalização das oficinas mecânicas irá proporcionar adequação do segmento de oficinas, com a redução dos impactos causados e atendimento aos requisitos legais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2542
Aparece nas colecções:Engenharia Ambiental e Sanitária



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.