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Título: ANÁLISE DO TEMPO DE ESPERA NA FILA DO CAIXA: estudo de caso da cooperativa Sicoob Credimepi de Bela Vista de Minas – MG
Autores: Henrique Ferreira Godoy, César Takaci Sato
Palavras-chave: Canais alternativos. Incentivo. Redução
Data: 10-Dez-2016
Resumo: Em poucas palavras, pode-se dizer que quando se tem uma fila, tem-se uma indicação de que o atendimento não está sendo eficiente, pois a demanda é maior do que o número de atendentes. Em qualquer fila que uma pessoa fique, seja ela em uma farmácia, supermercado, hospital, cinema, rodoviária ou em um banco, ela não fica satisfeita de ter que esperar pelo serviço. O estudo das filas tem a intenção de otimizar o processo, ou seja, de reduzir esse tempo de espera. O estudo realizado tem a intenção de reduzir o tempo de espera na fila no caixa convencional, do Sicoob Credimepi de Bela Vista de Minas, incentivando os clientes a usar os canais alternativos que é o caixa eletrônico e a internet para realizar os mesmos serviços que realizam no caixa. Para realização deste estudo de caso foi adotado o método quantitativo. Dentro da análise dos dados, foi verificado que houve uma ligeira redução no tempo de espera e uma significativa diminuição da utilização do caixa convencional, uma vez que os clientes passaram a utilizar mais os canais alternativos. É importante ressaltar que muitos clientes não sabiam como utilizar os serviços dos canais alternativos, porém, com o trabalho de divulgação realizado, assim como um plano de incentivo financeiro, os clientes passaram a usar mais os canais alternativos e outros optaram a usar o caixa convencional.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2700
Aparece nas colecções:ADMINISTRAÇÃO/DIREITO

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