Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3253
Título: A UTILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NAS MICROEMPRESAS: ESTUDO DE CASO APLICADO NO MUNICÍPIO DE UBAPORANGA/MG
Autores: BRAMUSSE E SOUZA, MATEUS
MOREIRA SOARES, VANESSA
Data: 30-Dez-2019
Editora: O estudo aqui delimitado apresenta uma análise sobre o uso de componentes contábeis como uma ferramenta que ajuda na gestão empresarial de uma microempresa. Assim, o uso de elementos contábeis gerenciais como ferramenta de gestão, destinados a atender à necessidade empresarial no alcance dos objetivos, destaca-se por proporcionar informações relevantes e garantir o controle operacional, e a aplicabilidade desses na Contabilidade Gerencial apresenta uma utilidade voltada não somente para a melhoria dos resultados da empresa, mas também para o profissional de contabilidade, além de ajudar na direção da eficácia do negócio. Mesmo se tratando de Microempresas, o emprego das informações obtidas é necessário, quiçá indispensável para que a gestão seja efetiva, visto que serão utilizadas como embasamento para tomada de decisão, permitindo que os dados financeiros da empresa sejam plenamente analisados, permitindo realizar um exame das dificuldades que a pequena empresa possa estar encarando ou que sejam possíveis direções para destacar-se diante dessas dificuldades. Com foco em seus objetivos e crescimento empresarial, foi realizado um estudo de caso junto à dez gestores de microempresas, onde foi aplicado um questionário utilizado como indicação para a ferramenta de gestão contábil, com o objetivo de identificar como vem sendo analisados os indicadores contábeis em microempresas e, com isso, demonstrar os resultados e possíveis soluções para os problemas enfrentados. Palavras-Chave: Contabilidade gerencial; indicadores contábeis; microempresas.
Citação: Monografia apresentada à banca examinadora do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Doctum de Caratinga, como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel, sob a orientação da Professora Silvia Helena da Costa Martins.
Descrição: O estudo aqui delimitado apresenta uma análise sobre o uso de componentes contábeis como uma ferramenta que ajuda na gestão empresarial de uma microempresa. Assim, o uso de elementos contábeis gerenciais como ferramenta de gestão, destinados a atender à necessidade empresarial no alcance dos objetivos, destaca-se por proporcionar informações relevantes e garantir o controle operacional, e a aplicabilidade desses na Contabilidade Gerencial apresenta uma utilidade voltada não somente para a melhoria dos resultados da empresa, mas também para o profissional de contabilidade, além de ajudar na direção da eficácia do negócio. Mesmo se tratando de Microempresas, o emprego das informações obtidas é necessário, quiçá indispensável para que a gestão seja efetiva, visto que serão utilizadas como embasamento para tomada de decisão, permitindo que os dados financeiros da empresa sejam plenamente analisados, permitindo realizar um exame das dificuldades que a pequena empresa possa estar encarando ou que sejam possíveis direções para destacar-se diante dessas dificuldades. Com foco em seus objetivos e crescimento empresarial, foi realizado um estudo de caso junto à dez gestores de microempresas, onde foi aplicado um questionário utilizado como indicação para a ferramenta de gestão contábil, com o objetivo de identificar como vem sendo analisados os indicadores contábeis em microempresas e, com isso, demonstrar os resultados e possíveis soluções para os problemas enfrentados. Palavras-Chave: Contabilidade gerencial; indicadores contábeis; microempresas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3253
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC - DEFESA PRONTO.pdf1.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.