Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3276
Título: PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE TELHAS MANUFATURADAS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLADOS
Autores: LOURENÇO BRITTO, KELLY
MARTINIANO LOPES, NICOLY
Data: 30-Dez-2019
Editora: A indústria da construção civil com seu alto potencial de crescimento, e sua intensa cadeia produtiva, a torna a maior consumidora de matérias primas, tendo uma larga escala de geração de resíduos e muitas vezes uma disposição inadequada, gerando assim grandes impactos ambientais. Diante do exposto, mediante uma ampla revisão bibliográfica realizou-se a produção de corpos de prova de telhas manufaturadas de materiais reciclados, pet e papel, a fim de apresentar um material ecológico com possível potencial de uso. Portanto, é necessário determinar a resistência à flexão, determinar a permeabilidade à água, determinar a taxa relativa de absorção de água e determinar as características mediante as normas técnicas. Realiza-se, então, uma pesquisa metodológica científica experimental, para averiguar a viabilidade da produção das telhas de materiais reciclados como alternativa de um elemento construtivo ecológico. Diante disso, verificou-se que com base aos resultados dos ensaios, que as telhas manufaturadas obtiveram resultados parcialmente satisfatórios, contudo mostrou ser um projeto com potencial alternativo de uso e que pode ser de grande valor no mercado da reciclagem, para a preservação ambiental e a inserção de sustentabilidade na cadeia econômica.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil das Faculdades DOCTUM de Caratinga, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Construção Civil. Orientador: Prof. Esp. João Moreira de Oliveira Junior.
Descrição: A indústria da construção civil com seu alto potencial de crescimento, e sua intensa cadeia produtiva, a torna a maior consumidora de matérias primas, tendo uma larga escala de geração de resíduos e muitas vezes uma disposição inadequada, gerando assim grandes impactos ambientais. Diante do exposto, mediante uma ampla revisão bibliográfica realizou-se a produção de corpos de prova de telhas manufaturadas de materiais reciclados, pet e papel, a fim de apresentar um material ecológico com possível potencial de uso. Portanto, é necessário determinar a resistência à flexão, determinar a permeabilidade à água, determinar a taxa relativa de absorção de água e determinar as características mediante as normas técnicas. Realiza-se, então, uma pesquisa metodológica científica experimental, para averiguar a viabilidade da produção das telhas de materiais reciclados como alternativa de um elemento construtivo ecológico. Diante disso, verificou-se que com base aos resultados dos ensaios, que as telhas manufaturadas obtiveram resultados parcialmente satisfatórios, contudo mostrou ser um projeto com potencial alternativo de uso e que pode ser de grande valor no mercado da reciclagem, para a preservação ambiental e a inserção de sustentabilidade na cadeia econômica. Palavras- chave: Telhas; pet; papel; flexão; manufatura.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3276
Aparece nas colecções:Engenharia Civil

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC 2019.pdf2.1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.