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Título: GESTÃO DO CONHECIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: PROPOSTA DE FERRAMENTAS E DIRETRIZES PARA A SISTEMATIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PÓS OBRA VISANDO A QUALIDADE
Autores: RAPOSO FIALHO QUINTÃO, LÍLIAN
CARLOS DE OLIVEIRA, WESLEY
Data: 30-Dez-2019
Editora: O avanço tecnológico e as novas perspectivas de mercado, ocorridas na era da informação, trouxeram grandes mudanças à indústria da construção civil. Mesmo assim, o setor ainda enfrenta dificuldades para entregar qualidade em todas as obras. Neste cenário surgem instituições de regulação e controle da qualidade cuja função é evitar que os consumidores e a sociedade em geral sejam prejudicados com a entrega de obras com qualidade inferior ao esperado. Com isso, à empresa construtora cabe a responsabilidade de garantir o desempenho do produto entregue ao cliente. Em caso de problema na edificação, no prazo de cinco anos, os custos de reparo ficam a cargo da empresa responsável. Nesta linha, ao implementar ações de Gestão do Conhecimento como ferramentas de prevenção e redução de erros construtivos, a empresa construtora favorece a padronização, o controle, a melhoria dos procedimentos de execução, monitoramento e avaliação dos produtos, possibilitando a garantia de qualidade dos produtos e diminuição de gastos com o retrabalho. O presente estudo teve por objetivo investigar como ações de Gestão do Conhecimento podem ser inclusas na rotina de construtoras, especificamente, através dos serviços de assistência técnica no pós-obra favorecendo a melhoria dos processos de gerenciamento e execução com vistas à qualidade. Para tanto, adotou-se como metodologia um estudo de caso de uma empresa de médio porte de Caratinga-MG, se propôs a identificar os problemas construtivos apresentados depois da entrega do imóvel buscando as informações chaves a serem capturadas pela empresa. Para tanto, foram realizas entrevistas com 72 clientes cujo imóvel sofreu reparo depois da entrega pela construtora. Analisando os dados coletados nas entrevistas, obteve-se como resultado a identificação de 96 patologias. Foi possível denotar que problemas nos sistemas hidrossanitários (45,83%) e problemas de infiltração (48,98%) obtiveram maior número de queixas. Esta experiência de análise focal das atividades de reparo pós-obra resultou numa proposta de sistematização das ações de assistência no pósobra da empresa estudada, definindo ferramentas que servirão de parâmetro para a captura, armazenagem, compartilhamento, disseminação e reutilização do conhecimento. Palavras Chave: Gestão do Conhecimento. Construção Civil. Assistência Técnica. Qualidade.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil das Faculdades DOCTUM de Caratinga, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Construção Civil. Orientadora: Prof.ª. Esp. Camila Alves da Silva.
Descrição: O avanço tecnológico e as novas perspectivas de mercado, ocorridas na era da informação, trouxeram grandes mudanças à indústria da construção civil. Mesmo assim, o setor ainda enfrenta dificuldades para entregar qualidade em todas as obras. Neste cenário surgem instituições de regulação e controle da qualidade cuja função é evitar que os consumidores e a sociedade em geral sejam prejudicados com a entrega de obras com qualidade inferior ao esperado. Com isso, à empresa construtora cabe a responsabilidade de garantir o desempenho do produto entregue ao cliente. Em caso de problema na edificação, no prazo de cinco anos, os custos de reparo ficam a cargo da empresa responsável. Nesta linha, ao implementar ações de Gestão do Conhecimento como ferramentas de prevenção e redução de erros construtivos, a empresa construtora favorece a padronização, o controle, a melhoria dos procedimentos de execução, monitoramento e avaliação dos produtos, possibilitando a garantia de qualidade dos produtos e diminuição de gastos com o retrabalho. O presente estudo teve por objetivo investigar como ações de Gestão do Conhecimento podem ser inclusas na rotina de construtoras, especificamente, através dos serviços de assistência técnica no pós-obra favorecendo a melhoria dos processos de gerenciamento e execução com vistas à qualidade. Para tanto, adotou-se como metodologia um estudo de caso de uma empresa de médio porte de Caratinga-MG, se propôs a identificar os problemas construtivos apresentados depois da entrega do imóvel buscando as informações chaves a serem capturadas pela empresa. Para tanto, foram realizas entrevistas com 72 clientes cujo imóvel sofreu reparo depois da entrega pela construtora. Analisando os dados coletados nas entrevistas, obteve-se como resultado a identificação de 96 patologias. Foi possível denotar que problemas nos sistemas hidrossanitários (45,83%) e problemas de infiltração (48,98%) obtiveram maior número de queixas. Esta experiência de análise focal das atividades de reparo pós-obra resultou numa proposta de sistematização das ações de assistência no pósobra da empresa estudada, definindo ferramentas que servirão de parâmetro para a captura, armazenagem, compartilhamento, disseminação e reutilização do conhecimento. Palavras Chave: Gestão do Conhecimento. Construção Civil. Assistência Técnica. Qualidade.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3280
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