Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3282
Título: ANÁLISE DE MÉTODOS DE REFORÇO ESTRUTURAL EM VIGA DE CONCRETO ARMADO PARA RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL – ESTUDO DE CASO EM CARATINGA-MG.
Autores: SOARES COLOMBARI, ROSIANE
Data: 30-Dez-2019
Editora: O tema reforço estrutural é de extrema importância para a sociedade, ainda mais levando em conta a segurança dos usuários e a economia, gerando um reaproveitamento da estrutura desgastada. O estudo da análise de métodos de reforço estrutural em viga de concreto armado para recuperação estrutural – estudo de caso em Caratinga-MG, tem como principal objetivo apresentar duas técnicas para recuperação e reforço em vigas de concreto armado através de um estudo de caso em uma edificação residencial com a garagem na parte térrea e a residência no primeiro pavimento onde verificou- se dois métodos de reforço e fez-se a análise da melhor opção dentre eles. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma vasta pesquisa em artigos científicos, livros e normas que correlacionam o tema proposto compondo assim uma grande bagagem teórica para início da proposta de recuperação da viga na edificação escolhida construindo assim a metodologia para o reparo da viga, a mesma apresentava excesso de carga de acordo com os dados da obra, dos materiais aplicados e projeto e através do dimensionamento pode-se afirmar que ela não porta a armadura suficiente para suportar o carregamento precisando de um reforço para garantir sua estabilidade, após o dimensionamento foi possível encontrar a armadura que faltava na mesma. Notou-se que seu esforço resistente era menor que o esforço solicitante. Foram dimensionadas duas técnicas de reforço sendo elas o reforço com fibra de carbono e com chapa de aço colada com resina epóxi encontrando nos resultados a quantidade de material que precisaria em cada um dos reforços, com isso foi realizado um orçamento e após o comparativo de custos entre os dois tipos de reforços, concluiu-se que a chapa de aço colada com resina epóxi é mais viável que o reforço com fibra de carbono pois além do custo do material ser mais baixo é de fácil disponibilidade na região se comparado a manta de fibra de carbono. Palavras-chave: Reforço estrutural. Recuperação. Concreto armado. Fibras de carbono. Chapas coladas com resina epóxi.
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Engenharia Civil das Faculdades Doctum de Caratinga, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Patologia. Orientador: Msc Barbara Dutra da Silva Luz.
Descrição: O tema reforço estrutural é de extrema importância para a sociedade, ainda mais levando em conta a segurança dos usuários e a economia, gerando um reaproveitamento da estrutura desgastada. O estudo da análise de métodos de reforço estrutural em viga de concreto armado para recuperação estrutural – estudo de caso em Caratinga-MG, tem como principal objetivo apresentar duas técnicas para recuperação e reforço em vigas de concreto armado através de um estudo de caso em uma edificação residencial com a garagem na parte térrea e a residência no primeiro pavimento onde verificou- se dois métodos de reforço e fez-se a análise da melhor opção dentre eles. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma vasta pesquisa em artigos científicos, livros e normas que correlacionam o tema proposto compondo assim uma grande bagagem teórica para início da proposta de recuperação da viga na edificação escolhida construindo assim a metodologia para o reparo da viga, a mesma apresentava excesso de carga de acordo com os dados da obra, dos materiais aplicados e projeto e através do dimensionamento pode-se afirmar que ela não porta a armadura suficiente para suportar o carregamento precisando de um reforço para garantir sua estabilidade, após o dimensionamento foi possível encontrar a armadura que faltava na mesma. Notou-se que seu esforço resistente era menor que o esforço solicitante. Foram dimensionadas duas técnicas de reforço sendo elas o reforço com fibra de carbono e com chapa de aço colada com resina epóxi encontrando nos resultados a quantidade de material que precisaria em cada um dos reforços, com isso foi realizado um orçamento e após o comparativo de custos entre os dois tipos de reforços, concluiu-se que a chapa de aço colada com resina epóxi é mais viável que o reforço com fibra de carbono pois além do custo do material ser mais baixo é de fácil disponibilidade na região se comparado a manta de fibra de carbono. Palavras-chave: Reforço estrutural. Recuperação. Concreto armado. Fibras de carbono. Chapas coladas com resina epóxi.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3282
Aparece nas colecções:Engenharia Civil

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC 2019.pdf678.58 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.