Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3285
Título: ANÁLISE DO USO DE ÁGUAS FLUVIAIS PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETO EM REGIÕES REMOTAS: ESTUDO DE CASO RIO CARATINGA CARATINGA 2019
Autores: PEREIRA XAVIER DUTRA, THAIRINY
ALVES RODRIGUES, LAYSLA
Data: 30-Dez-2019
Editora: A água é responsável pela hidratação do cimento, promovendo trabalhabilidade em estado fresco e resistência após a cura, possuindo dessa forma grande importância para a produção de concreto. Um dos maiores problemas no ramo da engenharia civil no que diz respeito ao concreto, são as patologias, que podem surgir por diversos fatores, dentre eles, a água. Sua qualidade e quantidade devem ser controladas. Entretanto, nem sempre é possível a utilização desse solvente com os parâmetros exigidos em norma, sendo retirado das fontes existentes como rios e córregos, podendo afetar as propriedades do concreto. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade do uso da água do Rio Caratinga para a produção de concreto, sendo retiradas amostras em dois pontos para a fabricação, comparando os mesmos com concreto fabricado com água potável, que se encontra nos parâmetros estabelecidos por norma, e observar se há alteração ou não da resistência à compressão dos corpos de prova produzidos com as amostras coletadas. Os procedimentos consistem na coleta das amostras, com posteriormente envio para laboratório para determinação dos teores das substâncias presentes, confecção de corpos de prova, com posterior rompimento dos mesmos após 28 dias para determinação da resistência à compressão. Determinando a partir da análise dos dados fornecidos pelo laboratório e dos ensaios a viabilidade do uso da água do Rio Caratinga para a confecção de concreto. Palavras-chave: Água; Parâmetros de qualidade; Concreto; Resistência.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil das Faculdades Doctum de Caratinga, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharelado em Engenharia Civil. Área de Concentração: Sustentabilidade. Orientador: Prof. MSc Eng. José Salvador Alves.
Descrição: A água é responsável pela hidratação do cimento, promovendo trabalhabilidade em estado fresco e resistência após a cura, possuindo dessa forma grande importância para a produção de concreto. Um dos maiores problemas no ramo da engenharia civil no que diz respeito ao concreto, são as patologias, que podem surgir por diversos fatores, dentre eles, a água. Sua qualidade e quantidade devem ser controladas. Entretanto, nem sempre é possível a utilização desse solvente com os parâmetros exigidos em norma, sendo retirado das fontes existentes como rios e córregos, podendo afetar as propriedades do concreto. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade do uso da água do Rio Caratinga para a produção de concreto, sendo retiradas amostras em dois pontos para a fabricação, comparando os mesmos com concreto fabricado com água potável, que se encontra nos parâmetros estabelecidos por norma, e observar se há alteração ou não da resistência à compressão dos corpos de prova produzidos com as amostras coletadas. Os procedimentos consistem na coleta das amostras, com posteriormente envio para laboratório para determinação dos teores das substâncias presentes, confecção de corpos de prova, com posterior rompimento dos mesmos após 28 dias para determinação da resistência à compressão. Determinando a partir da análise dos dados fornecidos pelo laboratório e dos ensaios a viabilidade do uso da água do Rio Caratinga para a confecção de concreto. Palavras-chave: Água; Parâmetros de qualidade; Concreto; Resistência.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3285
Aparece nas colecções:Engenharia Civil

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tcc Laysla e Thairiny Final.pdf1.92 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.