Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3329
Título: O SANTUÁRIO DE ADORAÇÃO PERPETUA NA CONSTRUÇÃO DA RELIGIOSIDADE NA REGIÃO DE CARATINGA-MG CARATINGA- MG 2019
Autores: Oliveira, Adenilson Geraldo de
Araújo, Felipe Ferreira de
Silva, Márcia Maria Soares
Data: 30-Dez-2019
Editora: Sabe-se que a Religião é a expressão que a consciência humana registra a sua relação com o inefável, demonstrando a sua convicção nos poderes que lhes são transcendentes. Esta transcendência é tão forte, que povoa a cultura humana. O presente trabalho procura estudar o Santuário de Adoração Perpétua de Caratinga – MG e quais mudanças a construção do santuário proporcionou na comunidade e na vida religiosa dos mesmos. Destacamos primeiramente as diferenças entre religião e religiosidade, o sagrado e o profano no processo da religiosidade, e a história da construção do Santuário. Para elaboração do referencial teórico, buscou-se subsidio de (DURKHEIM, 1989), GALILEA (1998), ELIADE (1993) entre outros. No decorrer do estudo, foi possível compreender que a religião é um processo relacional desenvolvido entre o homem e os poderes por ele considerados sobre humanos, no qual se estabelece uma dependência ou uma relação de dependência. Ao final, conclui-se que o ato de peregrinar e participar do Santuário de Adoração Perpétua de Caratinga – MG, traz profundas mudanças na estrutura social, no espaço físico, no cotidiano e na espiritualidade do povo caratinguense. Palavras-Chaves: Religião. Religiosidade. Santuário de Adoração.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Caratinga – FACTUAL, como requisito parcial á obtenção do titulo de Bacharel em Teologia. Orientador: Marco Antônio dos Santos.
Resumo: Sabe-se que a Religião é a expressão que a consciência humana registra a sua relação com o inefável, demonstrando a sua convicção nos poderes que lhes são transcendentes. Esta transcendência é tão forte, que povoa a cultura humana. O presente trabalho procura estudar o Santuário de Adoração Perpétua de Caratinga – MG e quais mudanças a construção do santuário proporcionou na comunidade e na vida religiosa dos mesmos. Destacamos primeiramente as diferenças entre religião e religiosidade, o sagrado e o profano no processo da religiosidade, e a história da construção do Santuário. Para elaboração do referencial teórico, buscou-se subsidio de (DURKHEIM, 1989), GALILEA (1998), ELIADE (1993) entre outros. No decorrer do estudo, foi possível compreender que a religião é um processo relacional desenvolvido entre o homem e os poderes por ele considerados sobre humanos, no qual se estabelece uma dependência ou uma relação de dependência. Ao final, conclui-se que o ato de peregrinar e participar do Santuário de Adoração Perpétua de Caratinga – MG, traz profundas mudanças na estrutura social, no espaço físico, no cotidiano e na espiritualidade do povo caratinguense. Palavras-Chaves: Religião. Religiosidade. Santuário de Adoração.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3329
Aparece nas colecções:Teologia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC 2019.pdf572.04 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.