Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3388
Título: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO E DOS CONTROLES INTERNOS PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COM PESQUISA DIRECIONADA A REGIÃO DE CARATINGA
Autores: SOUZA, LEONARDO VIEIRA DE
FREITAS, YAN SOARES
Data: 30-Dez-2019
Editora: O planejamento das micro e pequenas empresas (MPE’s) é de grande importância para a sua correta gestão, o planejamento financeiro é responsável por verificar os investimentos, receitas e despesas, e o controle interno é a análise da empresa com os controles diários. A falta de diagnóstico das finanças de uma empresa acarreta em prejuízos não contabilizados, as micro e pequenas empresas são as mais afetadas, por ausência de um sistema de informação gerencial e do uso dos controles internos adequados para fiscalizar os demonstrativos de resultados e valor do balanço patrimonial, isso pode acarretar na mortalidade destes novos empreendimentos ainda na sua fase inicial, para arcar com as despesas operacionais é necessário controlar os processos internos. É de suma relevância ter sistemas de informações gerenciais apropriados para o controle interno das operações, o que será visto na amostragem da pesquisa realizada, contar com um excelente profissional contabilista, prestando consultorias e fazendo a análise de dados, dispor de profissionais capacitados e preparados para realizar o correto diagnóstico das planilhas e relatórios diários, se planejar e adequar às demandas do mercado para conseguir se sobressair diante dos concorrentes. PALAVRAS-CHAVE: Planejamento Financeiro, Controle Interno, Análise de Dados Contábeis e Estratégias Organizacionais.
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentada à banca examinadora do Curso Ciências Contábeis das Faculdades Doctum de Caratinga, como requisito parcial de obtenção do título de bacharel, orientado pelo Prof. Manoel Richardson Soares Grilli. Área de Concentração: Planejamento Financeiro e Controles Internos.
Resumo: O planejamento das micro e pequenas empresas (MPE’s) é de grande importância para a sua correta gestão, o planejamento financeiro é responsável por verificar os investimentos, receitas e despesas, e o controle interno é a análise da empresa com os controles diários. A falta de diagnóstico das finanças de uma empresa acarreta em prejuízos não contabilizados, as micro e pequenas empresas são as mais afetadas, por ausência de um sistema de informação gerencial e do uso dos controles internos adequados para fiscalizar os demonstrativos de resultados e valor do balanço patrimonial, isso pode acarretar na mortalidade destes novos empreendimentos ainda na sua fase inicial, para arcar com as despesas operacionais é necessário controlar os processos internos. É de suma relevância ter sistemas de informações gerenciais apropriados para o controle interno das operações, o que será visto na amostragem da pesquisa realizada, contar com um excelente profissional contabilista, prestando consultorias e fazendo a análise de dados, dispor de profissionais capacitados e preparados para realizar o correto diagnóstico das planilhas e relatórios diários, se planejar e adequar às demandas do mercado para conseguir se sobressair diante dos concorrentes. PALAVRAS-CHAVE: Planejamento Financeiro, Controle Interno, Análise de Dados Contábeis e Estratégias Organizacionais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3388
Aparece nas colecções:ENGENHARIA ELÉTRICA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC LEONARDO VIEIRA.docx.pdf398 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.