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Título: RECONHECIMENTO DAS ZONAS DE TRANSIÇÃO NA RODOVIA UNIÃO INDÚSTRIA NA EXTENSÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE JUIZ DE FORA E MATIAS BARBOSA
Autores: Ramiro, Josemberg Francisco Borges
Ribeiro, Ana Cristina Junqueira
Palavras-chave: Zona de Transição, Rurais, Urbanos,
Rodovia União Indústria
Data: Jan-2020
Citação: Monografia de Conclusão de Curso, submetida à Faculdade Doctum de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil
Resumo: A finalidade primordial desse trabalho é o reconhecimento das Zonas de Transição na rodovia União Indústria (BR-267 e LMG-874) na extensão entre os municípios de Juiz de Fora e Matias Barbosa. Entre os espaços Rurais e Urbanos, existem áreas intermediárias que possuem características tanto rurais como urbanas que podem ser observadas pelos usuários que circulam ao longo da rodovia, denominadas Zonas de Transição, onde esses locais tornam-se um desafio para os órgãos do setor de transportes que possuem jurisdição sobre a via. Inicialmente elaborou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa de Ribeiro (2017), através da análise qualitativa dos parâmetros que caracterizam a Zona de Transição: Taxa demográfica, Equipamentos urbanos públicos, Verificação quanto à segurança viária no trecho em estudo, Verificação quanto à mobilidade e acessibilidade, Questões operacionais da via na área de transição, considerando o índice de ocorrências de acidentes de trânsito ocorridos da cidade de Juiz de Fora à Matias Barbosa no período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro do mesmo ano, principalmente nesses locais que não podem ser considerados urbanos e nem rurais. Com os resultados obtidos, identificam-se na rodovia os trechos considerados como Zona de Transição. Uma vez identificadas ao longo da via as zonas de transição, esse estudo, auxiliará os órgãos que possuem responsabilidade sobre a rodovia, no embasamento para futuras implantações de obras para melhorias na fiscalização e sinalização, com a finalidade de aumentar a segurança dos usuários e o principal à preservação da vida.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3537
Aparece nas colecções:Engenharia Civil

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