Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3605
Título: ESTEREÓTIPOS E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO
Autores: Martins, Jociane Oliveira
Palavras-chave: Educação
Criança negra
Estereótipo
Autoestima
Data: 18-Dez-2020
Citação: Professora Orientadora: Lilian Pereira Menenguci
Descrição: O presente artigo abordou, ainda que brevemente, bibliografias que trazem luz a compreensão dos contextos históricos, sociais, ideológicos e políticos e/ou educacionais, em que se solidificaram as bases e alicerces do racismo no Brasil. A partir da elucidação desses fenômenos, trilhou-se um caminho de investigação literária e de indicadores sociais que ajudaram a compreender o alto índice de evasão e mesmo de reprovação escolar de crianças negras na rede pública de ensino, bem como, menor desempenho escolar em relação a crianças não negras. E por fim, buscou-se identificar possibilidades de atuação do professor como intermediador no processo de desconstrução estigmas racistas e sentimentos autodepreciativos, como práticas pedagógicas positivas com vistas a ensinar que a diferença e diversidade são enriquecedoras e não sinônimo de desigualdades.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3605
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ESTEREÓTIPOS E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO.pdf181.74 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.