Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3844
Título: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES REGENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores: Soares, Sandileuza Pereira da
Palavras-chave: Saúde mental do professor
Educação Básica
Adoecimento mental
Teoria Cognitiva Comportamental (TCC)
Prevenção do adoecer psíquico
Data: 10-Dez-2021
Citação: Professor Orientador: Sandileuza Pereira da Silva
Resumo: This study verifies the importance of care and the need for therapeutic action in the mental health of basic education teachers. And CBT – Cognitive Behavioral Theory as na approach that uses tests and exercises with scientific proof in the treatment of psychological disorders of various types, together with neuroscience, which is the study of physiological processes and functionalitiies of the human brain in unison in this research in order to discuss proposals that contribute to the mental healt of education teachers. The research was developed through bibliograhic sttudies of authors who have been is this discussion for a longer tie, such as: Tostes, Gasparini and Ferreira, and also descriptive research with teachers in order to know a little more abouut the psychological problems that affect professionals in early childhood education, elementar School 1, Elementary School 2 and High School in 5 of the 7 municipalities that make up the metropolitan region of Greater Vitória. The municipal networks of the city of Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana and Vitória in the State of Espírito Santo, totaling 72 people in the period from 15th September to 15th October 2021. The pretext is the fundamental importance of the teacher in critical development of prevention of the being in formation and the need to do something relevant in the care and prevention of mental health of this mediador. It was found that the school environment contains “triggers” that is, the day-to-day of the teacher has a variety of stressful events capable of influencing his mental illnes.
Descrição: O presente trabalho verifica a importância e a necessidade da atuação terapêutica na saúde mental dos professores de educação básica. E traz a TCC -Teoria Cognitiva Comportamental como abordagem que utiliza testes e exercícios com comprovação científica no tratamento de transtornos psicológicos de vários tipos juntamente com a neurociências que é o estudo dos processos e funcionalidades fisiológicas do cérebro humano em uníssono nessa pesquisa a fim de discutir propostas que venham contribuir para a saúde mental dos professores de educação. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos de autores que já estão nessa discussão a mais tempo como: Tostes, Gasparini e Ferreira e ainda pesquisa de cunho descritiva com professores a fim de saber um pouco mais sobre os problemas psíquicos que acometem profissionais da Educação infantil, Ensino Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio de 5 dos 7 municípios que compõem a região metropolitana da Grande Vitória. As redes municipais da cidade de Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Vitória no Estado do Espírito Santo totalizando 72 pessoas no período de 15 de Setembro a 15 de Outubro do ano de 2021. O pretexto é a fundamental importância do professor no desenvolvimento crítico do ser em formação e a necessidade de se fazer algo de relevante no cuidado e prevenção da saúde mental desse mediador. Verificou-se que o ambiente escolar contém “gatilhos” ou “disparadores” ou seja, no dia-a-dia do professor há uma variedade de eventos estressores capazes de influenciar no seu adoecimento psíquico.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3844
Aparece nas colecções:PSICOLOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA SAÚDE MENTAL DE ....pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.