Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3850
Título: ESTÁGIO COMO FERRAMENTA PSICOSSOCIAL NO ATENDIMENTO A JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM SERRA – ES
Autores: Sales, Kamila Barbosa Castro
Palavras-chave: Psicologia Social
Vulnerabilidade Social
Estágio
Ferramenta psicossocial
Data: 10-Dez-2021
Citação: Professor Orientador: Bruno Eduardo Silva Ferreira
Resumo: Social vulnerability is a negative result from the relation between resources availability and access to the structure of social, economic and cultural oportunities that come from the State. This article analyzed how the insertion into the program favors the development of young people in situation of social vulnerability from psychosocial factors located between the routine company-school and the learning and income opportunity, contributing with the social vulnerability confrontation. Methodological procedure adopted was descriptive, collecting and analyzing data obtained through field research, aiming to identify meanings and perceptions from statistical and measurable data. The research was carried out by a survey with closed questions asked to a group of students in high school, aged between 16 and 19 years old, linked to as integration agent in Serra, ES, obtaining 60 participations. The respondents were allowed to deepen answers if they wanted. Data shows that internship is availed by the student in his social context, estimating for improvements in the use of the program as a tool for integrating young people into society. In the evaluation of the participants, internship program has been an important psychosocial tool in combating young people’s social vulnerability, as it has encouraged education, while generate income and introduces the young in professional setting. It incentivates and contributes with the maturation and personal growth, interpersonal relationships and professional qualification.
Descrição: A vulnerabilidade social é resultado negativo da relação entre a disponibilidade dos recursos e o acesso à estrutura de oportunidades sociais, econômicas e culturais que provêm do Estado. O presente artigo analisou de que forma a inserção no programa favorece o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social a partir de fatores psicossociais presentes entre a rotina empresa-escola e a aprendizagem e oportunidade de renda, contribuindo assim com o combate à vulnerabilidade social. O procedimento metodológico adotado foi descritivo, coletando e analisando dados obtidos por meio de pesquisa de campo, de maneira quantitativa e qualitativa, como forma de identificar significados e percepções a partir de dados estatísticos e mensuráveis. A pesquisa foi aplicada por meio de um questionário (Survey) com questões fechadas a um grupo de estudantes do ensino médio, faixa etária de 16 a 20 anos, vinculados a um agente de integração em Serra, ES, obtendo 60 participações. Possibilitou-se ainda aos respondentes, espaço aberto para aprofundar respostas, caso desejassem. Os resultados demonstram que o estágio é aproveitado pelo estudante em seu contexto social, estimando por melhorias na utilização do programa como ferramenta integradora do jovem em sociedade. Na avaliação dos participantes, o programa de estágio tem sido uma ferramenta psicossocial importante no combate à vulnerabilidade social de jovens, pois tem incentivado a educação, ao mesmo tempo que gera renda e introduz o jovem no cenário profissional. Incentiva e contribui com o amadurecimento e crescimento pessoal, relacionamento interpessoal e qualificação profissional.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3850
Aparece nas colecções:PSICOLOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ESTÁGIO COMO FERRAMENTA PSICOSSOCIAL NO ATENDIMENTO A JOVENS ....pdf291.96 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.