Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3851
Título: O ANIME NARUTO NO DESENVOLVIMENTO DE ADOLESCENTES SOB A LUZ DA TEORIA DE JUNG
Autores: ANDRADE, VALESCA TEIXEIRA DE
Palavras-chave: Psicologia Analítica
Adolescência
Arquétipos
Anime Naruto
Data: 10-Dez-2021
Citação: Professor Orientador: EDUARDO SILVA MIRANDA
Resumo: This article used aspects of C. Jung's theory on the concepts of the collective unconscious and the archetypes of the hero, shadow and self, related to elements present in the hero's journey in the story of the anime Naruto, as a concentration area. Did you try to answer the problem of the possible influences of the characters Naruto, Sasuke and Sakura from the anime Naruto in the processes of personality development in teenagers? This work aimed to critically analyze the characteristics of the characters from Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha and Sakura Haruno from the anime Naruto, based on aspects of C. Jung's theories and aspects of J. Campbell's theory, in order to correlate such analysis with the possibilities to influence the development of adolescents. This article had as methodology the bibliographical research, which used the chronological clipping of episodes 141 to 278, in this case, episodes 13 of season 6 to episode 22 of season 11 of Naruto, in order to delimit the content to be analyzed and encompass Sakura character development. Emphasizing the importance of future empirical research that seeks to analyze the dialogue and behavior of adolescents, as well as the process of symbolic mediation, in the construction of meanings and in the individual's interaction with the social environment.
Descrição: Este artigo utilizou-se como área de concentração aspectos da teoria de C. Jung sobre os conceitos do inconsciente coletivo e dos arquétipos do herói, da sombra e do self, relacionados com elementos presentes na jornada do herói na história do anime Naruto. Buscou responder a problemática quais as possíveis influências dos personagens Naruto, Sasuke e Sakura do anime Naruto nos processos de desenvolvimento da personalidade em adolescentes? Este trabalho teve como objetivo analisar de forma crítica as características dos personagens do Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha e Sakura Haruno do anime Naruto, utilizando com base aspectos das teorias de C. Jung e aspectos da teoria J. Campbell visando correlacionando tal análise com as possibilidades de influenciar no desenvolvimento dos adolescentes. Este artigo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, que para tal utilizou o recorte cronológico dos episódios 141 a 278, no caso, os episódios 13 da 6 temporada ao episódio 22 da 11 temporada do Naruto, de forma a delimitar o conteúdo a ser analisado e englobando o desenvolvimento da personagem Sakura. Ressaltando a importância de futuras pesquisas empíricas que busquem analisar o diálogo e o comportamento dos adolescentes bem como o processo da mediação simbólica, na construção dos significados e na interação do indivíduo com o meio social.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3851
Aparece nas colecções:PSICOLOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O ANIME NARUTO NO DESENVOLVIMENTO DE ADOLESCENTES ....pdf283.05 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.