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Título: O PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO INFANTIL NA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL
Autores: ANDRADE, LAIS CAROLINE GOMES DE
Silva, Profa. Me. Kely Prata
Palavras-chave: Psicoterapia Sofrimento psíquico infantil. infantil. Psicologia Fenomenológica-Existencial.
Data: 9-Jul-2018
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Psicologia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni como requisito parcial à formação de Psicólogo.
Resumo: Na contemporaneidade, a infância tem sofrido diversas transformações em seus modos de ser que provocam intenso sofrimento infantil, ampliando a necessidade de atendimento psicoterapêutico às crianças. Esta pesquisa bibliográfica objetivou descrever os modos por meio dos quais o processo psicoterapêutico infantil, na clínica fenomenológica-existencial, pode auxiliar a criança em sua experimentação e na construção e atribuição de sentido ao que vivencia. A análise qualitativa dos dados denotou que embora tenha havido uma evolução no delineamento da infância e no atendimento às suas peculiaridades, ainda observa-se dicotomias nos modos como as crianças são educadas e preparadas para o futuro e as repercussões destas exigências psicossociais tem ocasionado o incremento do adoecimento infantil, da medicalização da infância e da busca pela psicoterapia infantil. Demonstrou que a clínica fenomenológica-existencial infantil problematiza o ser criança na contemporaneidade e auxilia a criança a “tomar as rédeas” de seu próprio existir, questionando as determinações nele presentes, mantendo-se aberta às experiências e capaz de lidar com as repercussões e com o sofrimento que podem decorrer destas experimentações mundanas, cuidando de ser si mesma e, em liberdade, conscientemente dizer sim e não ao que encontra pelo mundo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3952
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