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Título: A LOGOTERAPIA COMO ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE DOCENTES COM SÍNDROME DE BURNOUT
Autores: Alves, Ítalo Vieira dos Santos
Palavras-chave: Psicologia Organizacional
Logoterapia
Vazio Existencial
Síndrome de Burnout
Docentes
Data: 10-Jul-2022
Citação: Professor Orientador: Augusto Cezar Romero Resende
Resumo: The humanist psicology restered in the vision that human beings are unique individuals and that should be treated and recognized on this mode, an approach to this is the Logoterapy, knowledged like being the third school of psycotherapy, theory funded by Victor Emil Frankl- neuropsychiatrist, austrian and surviver from four concentration camp in World War II. In Logoterapy area concepts about free-will, self-realization and existential void are put in highlighted, this last is something that are present in human life, has in higher or in a lower degree. It's possible feel or living this in so many circumstances in life areas and it's easily found in persons with symptoms of depression, we can identify it being like as one of burnout syndrome symptoms. This scientific paper search describle the Logoterapy being a tool help in Burnout Syndrome treatment on higher education teachers. The approach that will be applied regarding the characterization is from surveys specialized literature, whose instruments that will be used are relevant studies for the area based on the works of Viktor Frankl and also of several authors in evidence in the discussion of this scientific research.
Descrição: A Psicologia humanista se apoia na visão de que os seres humanos são indivíduos únicos e, que devem ser tratados e reconhecidos dessa forma. Uma de suas abordagens é a Logoterapia, conhecida como a terceira escola de psicoterapia austríaca, teoria essa fundada por Viktor Emil Frankl, um neuropsiquiatra austríaco sobrevivente de quatro campos de concentração durante a segunda guerra mundial. Na área da Logoterapia, são colocados em destaque os conceitos de: livre arbítrio, auto realização e Vazio Existencial, este último é algo que se faz presente na vida do ser humano, seja ele em menor ou maior grau. É possível sentir ou vivenciá-lo em diversas circunstâncias e áreas da vida, é facilmente encontrado em pessoas com sintomas de depressão e podemos identificá-lo como um dos sintomas da síndrome de burnout. O objetivo desse artigo científico é descrever a Logoterapia como uma ferramenta de auxílio ao tratamento da síndrome de burnout em docentes. O método de pesquisa utilizado em relação à caracterização da Logoterapia e sindrome de burnout é a partir de levantamentos bibliográficos, cujos instrumentos utilizados são estudos relevantes para área com base nas obras de Viktor Frankl e, também, de diversos autores em evidência na discussão desta pesquisa científica.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4194
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