Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4290
Título: RESSIGNIFICAÇÃO DO VIVER E FENÔMENOS SUICIDAS: SUICÍDIO ASSISTIDO/EUTANÁSIA COMO POSSIBILIDADE EXISTENCIAL
Autores: SILVA, FABRICIA MIRANDA DA
ALVES, SAMARA LEMOS
PRATES, Profa. Me. Kely
Palavras-chave: Fenômenos suicidas. Psicologia Fenomenológico-Existencial. Ressignificação do viver. Sentido da vida. Suicídio assistido.
Data: 6-Dez-2019
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Bacharel em Psicologia. Área de concentração: Psicologia Fenomenológico-Existencial.
Resumo: O suicídio é considerado um fenômeno complexo e de difícil entendimento para a maior parte das pessoas. Neste sentido é relevante aprofundar os conhecimentos acerca das possibilidades de sua ocorrência e dos meios para prevenção e posvenção, a partir de aspectos como a existência, o sentido da vida e a finitude da vida. Este estudo objetivou compreender de que modo o fenômeno suicídio surge como possibilidade em determinado momento da existência de uma pessoa a partir de uma perspectiva fenomenológico-existencial. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa que utilizou o filme “Como eu era antes de você” como objeto de investigação. Os resultados da análise fenomenológica do filme indicam que os elementos norteadores da emergência do suicídio como possibilidade são o sofrimento existencial e a perda do sentido da vida e que a ressignificação do viver, na situação de suicídio assistido/eutanásia, é fundamental aos sobreviventes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4290
Aparece nas colecções:PSICOLOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA CONCLUIDA.pdf1.05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.