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http://hdl.handle.net/123456789/4371
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SILVA, KELWIN FERREIRA DA | - |
dc.contributor.author | MARAIS, SANTIAGO FAHEL | - |
dc.contributor.author | FERNANDES, prof (a): Marcos Túlio | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T18:57:54Z | - |
dc.date.available | 2022-10-24T18:57:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia Civil das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Pavimentação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4371 | - |
dc.description.abstract | Realizar obras e manter o meio ambiente sem grandes impactos se torna cada vez mais importante nos dias atuais. A reutilização de resíduos da borracha de pneus em revestimentos asfálticos se mostra como uma das opções para se preservar o meio ambiente reaproveitando tais resíduos na elaboração de pavimentos rodoviários, aplicando o conceito de Sustentabilidade dentro da construção Civil visando a redução dos impactos ambientais gerados pelo pneu. Utilizando a aplicação de uma técnica onde é extraída a borracha do pneu e incorporada a uma mistura asfáltica, essa mistura asfáltica conhecida com Asfalto-Borracha ou Asfalto Ecológico, já vem sendo aplicada desde a década de 60, porém só veio ganhar força no final do século XX. O uso da borracha no ligante asfáltico apresenta vantagens como maior resistência, além de realizar uma destinação correta para pneus. O pavimento de asfalto-borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional, além de apresentar uma melhor qualidade no processo de manutenção. Seu processo de fabricação é dado pelo processo seco e o úmido. Embora seu custo de produção seja elevado diante ao custo de produção do asfalto convencional, o asfalto-borracha apresenta maior durabilidade por possuir em suas propriedades maior elasticidade. Com a intenção de preservar o meio ambiente e realizar as novas construções civis, a incorporação de pneus velhos no ligante asfáltico pode ser uma solução viável, tal que compromete atender à necessidade real de todos os usuários. | pt_BR |
dc.subject | Asfalto-Borracha, Pneus, Pavimentos | pt_BR |
dc.title | REUTILIZAÇÃO DO PNEU NA ELABORAÇÃO DE REVESTIMENTOS ASFALTO-BORRACHA EM RODOVIAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas colecções: | ENGENHARIAS |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC FINAL.docx | 2.66 MB | Microsoft Word XML | Ver/Abrir |
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