Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4434
Título: Regeneração tecidual utilizando as proteínas da matriz do esmalte(Emdogain®)na Periodontia: RevisãoNarrativa da Literatura
Autores: Soares, Thailla Silva
Palavras-chave: Periodontal Regeneration
Enamel Matrix Derivative
Emdogain
Data: 10-Dez-2022
Citação: Professor Orientador: Fábio Matos Chiarelli
Resumo: The presentstudyaddressesenamelmatrix-derivedproteins as a waytoachieve periodontal tissueregeneration. Proteinsderivedfromtheenamelmatrix, presentonthemarket, are commercializedthroughtheformulationcalledEmdogain®, havethepotentialtomimictheembryonicstagesofodontogenesis. So, theywereinserted as a biologicalagentcapableofregeneratingthe dental supportcomplex, withformationof its structures, whichiscurrentlyoneofthebiggestchallengeswithinperiodontics, theregenerationoftoothsupporttissuesand periodontal ligaments. A narrative review oftheliteraturewascarried out, andtheresearchwascarried out throughthe Medline, PubMedandScielosearchdatabases. Periodontal plasticsurgeries are procedures performedtocorrectoreliminateanatomicaldeformities. Although periodontal regenerationofinjuredorloststructuresis still oneofthegreatestchallenges in periodontics, scientificresearchhasincreasinglyshowntheeffectivenessofthis new methodofregenerationoftoothsupporttissues. In thisnarrative review oftheliterature, wecanconfirmthatthepropertiesofproteinsderivedfromtheenamelmatrix (EMD) haveadded a lot in cases of periodontal treatmentsthat make use ofthis biomaterial. Althoughthis biomaterial has a high cost, its cost-effectiveness makes it worthwhiletochoosethe use ofproteinsderivedfromtheenamelmatrix in periodontal treatment.
Descrição: O presente estudo aborda as proteínas derivadas da matriz do esmalte como uma forma de atingir a regeneração tecidual periodontal. As proteínas derivadas da matriz do esmalte, presentes no mercado, são comercializadas através da formulação designada por Emdogain®, têm o potencial de mimetizar as fases embrionárias da odontogênese. De modo que, foram inseridas como um agente biológico capaz de regenerar o complexo de suporte dentário, com formação de suas estruturas, o que atualmente é um dos maiores desafios dentro da periodontia, a regeneração dos tecidos de suporte dentário e dos ligamentos periodontais.Foi realizada uma revisão narrativa da literatura, sendo que a pesquisa foi realizada através do das bases de dados de busca Medline, PubMed e Scielo. As cirurgias plásticas periodontais são procedimentos realizados visando corrigir ou eliminar deformidades anatômicas. Embora a regeneração periodontal das estruturas lesadas ou perdidas ainda é um dos maiores desafios da periodontia, as pesquisas cientificas vem mostrando cada vez mais a eficácia desse novo método de regeneração dos tecidos de suporte dentário.Nesta revisão narrativa da literatura podemos nos certificar que as propriedades das proteínas derivadas da matriz do esmalte (EMD) têm acrescentado muito nos casos de tratamentos periodontais que fazem o uso desse biomaterial. Apesar de esse biomaterial ter um custo elevado, o seu custo beneficio faz valer a pena a escolha do uso das proteínas derivada da matriz do esmalte em tratamento periodontal.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4434
Aparece nas colecções:ODONTOLOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Regeneração tecidual utilizando as proteínas da matriz do ....pdf602.22 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.