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Título: ENSINO DA PRÓTESE DENTÁRIA REMOVÍVEL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UM ESTUDO TRANSVERSAL
Autores: MAFRA, Ana Carolina Sousa
AMARAL, Ananda Caldeira Tolentino
SOARES, Warlem Rodrigue
Palavras-chave: Educação em Odontologia
Prótese Dentária
Currículo
Data: 13-Dez-2022
Editora: MAFRA, Ana Carolina Sousa; AMARAL, Ananda Caldeira Tolentino; SOARES, Warlem Rodrigue.
Resumo: No Brasil, o tratamento de pacientes edêntulos parciais ou totais com o uso de próteses removíveis é uma realidade comum na população adulta, principalmente no caso de idosos. Portanto, é fundamental que o dentista recém formado esteja apto a atender esse público. Dessa forma, o objetivo desse estudo é identificar e quantificar a presença da disciplina de Prótese Removível (Parcial e Total) na grade curricular dos cursos de Odontologia, e compará-la com a disciplina de Prótese Fixa. A amostra da pesquisa constitui-se de todas as faculdades de Odontologia do estado de Minas Gerais que estavam com cursos ativos e credenciados no portal e-MEC do Ministério da Educação do Brasil, e que disponibilizaram acesso a matriz curricular por meio do website oficial. Das 86 IES da região Sudeste, 74 (86,04%) foram incluídas no estudo por preencherem os critérios de inclusão. Destas, as disciplinas de Prótese Removível e Prótese Fixa estavam presentes na matriz curricular de 74,3% e 67,6% IES respectivamente. Das IES que disponibilizaram informações quanto a natureza da disciplina e metodologia de ensino, as disciplinas se apresentaram como obrigatórias e teórico-práticas. A carga horária (CH) média da disciplina de Prótese Removível é de 131,31 (DP=52,17), sendo maior nas IES públicas, e da disciplina de Prótese Fixa de 117,53h (DP=47,89), também sendo maior nas IES públicas quanto comparada as IES privadas. Os resultados demostram que grande parte dos cursos de Odontologia do estado de Minas Gerais oferecem disciplinas de Próteses de forma obrigatória e teórico-prática. Entretanto, somente oferecer uma disciplina não garante efetivamente ensino de qualidade e, portanto, outros aspectos como denominação das disciplinas, tópicos curriculares e carga horária efetiva mínima devem ser alvo de próximos estudos, afim de fomentar discussões voltadas ao ensino de excelência.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4570
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