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Título: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS
Autores: MOUTINHO, ERICA COSTA
Palavras-chave: Educação. Professor. Patologização da Infância. Medicalização. Estratégias de Ensino
Data: 12-Dez-2018
Citação: Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito para aprovação na disciplina TCC II, orientado pelo Prof. MSc Philippe Drumond Vilas Boas Tavares. Área de Concentração: Práticas Educativas
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de causas genéticas e crônico com prevalência na infância que acompanha o indivíduo por toda vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O TDAH inscreve-se no conjunto das problemáticas identificadas no ambiente escolar na contemporaneidade. Desta forma, por meio de uma revisão bibliográfica, o objetivo deste artigo é investigar as relações entre o diagnóstico de TDAH e suas implicações na aprendizagem escolar. Ainda que não tenham sido encontradas muitas indicações de como agir, a discussão acerca da temática interdisciplinar aos campos do conhecimento, em específico na Pedagogia e na Psicologia, orienta para que o educador esteja atento e seja perspicaz ao se deparar com dois grandes fenômenos da atualidade que são a medicalização da educação e a patologização da infância. É preciso ter um olhar crítico sobre esta situação e um olhar mais sensível sobre seus alunos, buscando sempre equiparar oportunidades, estruturar estratégias de ensino, por meio de atividades sistematizadas, oportunizando, assim, uma aprendizagem significativa, buscando sempre a autonomia dessas crianças, numa educação pautada na equidade e no desenvolvimento integral do aluno
URI: http://hdl.handle.net/123456789/69
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