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Título: ESTUDO DE CASO DA BR-116 ENTRE OS Kms 530 AO 551, UM COMPARATIVO ENTRE ÍNDICES DE ACIDENTES DE TRÂNSITO X CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DAS ESTRADAS ANTES E DEPOIS DAS MODIFICAÇÕES NO TRAÇADO.
Autores: CARVALHO, PAULO HENRIQUE VIEIRA DE
PORTUGAL, THOMAZ CIMINI CHAGAS
Data: 30-Dez-2010
Citação: CARVALHO. Paulo Henrique Vieira & PORTUGAL. Thomas Cimini Chagas. Estudo de caso da BR-116 entre os Kms 530 o 551, um comparativo entre índices de acidentes de trânsito X características geométricas das estradas antes e depois das modificações no traçado. 2010. 85p. Monografia – Instituto Doctum de Educação e Tecnologia. Levantamentos recentes mostram que, atualmente os acidentes de trânsito matam no mundo mais de um milhão de pessoas por ano. Outras 20 a 50 milhões de pessoas são feridas. A cada cinqüenta e sete segundos ocorre um acidente de trânsito, o impacto dos acidentes sobre a saúde da população, contribui de forma significativa na diminuição da qualidade de vida e na expectativa de vida. Neste trabalho iremos identificar ao longo da BR-116, entre os Kms 530 ao 551, se ainda existam alguns “segmentos críticos” que estariam provocando acidentes de trânsito, sendo possível através de levantamentos, analisar as mudanças ocorridas no traçado geométrico entre os anos de 2005 e 2006, e se elas levaram na diminuição de acidentes. Os levantamentos abordados ajudaram no melhor entendimento do tema, foram realizadas através de tabelas todas as análises estatísticas de como andam os acidentes de trânsito e suas devidas classificações, a identificação das características geométricas foram realizadas através das análises técnicas dos projetos de execuções obtidos no DNIT. Apresentamos ao final deste, as conclusões encontradas através das análises e propondo que continuem buscando soluções para estes problemas sociais, colocando a nós Engenheiros Civis, a responsabilidade de buscar soluções. • Palavras – Chaves: Estradas, Acidente de trânsito, Características geométricas das rodovias.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1099
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